Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36557

TítuloPolíticas, processos e práticas de decisão curricular na avaliação das aprendizagens no Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela da Universidade Katyavala Bwila de Angola
Outro(s) título(s)Policies, processes and curricular decision procedures about learning evaluation in Instituto Superior de Ciências da Educacão de Benguela of University Katyavala Bwila of Angola
Autor(es)Bendrau, Carla Marlene Carvalho Évora
Orientador(es)Pacheco, José Augusto
Palavras-chaveAvaliação
Políticas curriculares
Processos pedagógicos
Evaluation
Curricula policies
Teaching processes
Data26-Fev-2015
Resumo(s)A educacao representa um dos pilares de desenvolvimento de qualquer sociedade, pelo que 0 investimento na sociedade representa um investimento na educacao. Genericamente, podemos dizer que uma das apostas de qualquer pais passa necessariamente pelo desenvolvimento desse setor. E também com este intuito que as instituicoes educativas tém vindo a apostar cada vez mais fortemente na qualificacao dos seus quadros, bem como no desenvolvimento da sua qualidade. Um dos importantes dominios da educacao é a avaliacao, sendo-lhe a ela atribuida a responsabilidade de selecionar os individuos, para que os mais preparados possam aceder aos melhores empregos, as melhores oportunidades, atendendo a que se entende que estao melhor preparados. Esta avaliacao assume, entao, um papel muito importante nestes dominios, podendo ser considerada como uma espécie de “crivo”. A investigacao que ora apresentamos visou compreender de que modo se articulam as politicas de avaliacao das aprendizagens com os processos e as praticas de decisao curricular no Instituto Superior de Ciéncias da Educacao (ISCED) de Benguela da Universidade Katyavala Bwila (UKB) de Angola e para tal estudamos as formas de articulacao entre as politicas, os processos e as praticas de decisao curricular inerente a avaliacao das aprendizagens no ISCED de Benguela da UKB de Angola. Esta investigacao possibilitou-nos identificar as politicas, os processos de decisao curricular e as praticas de avaliacao das aprendizagens nesta instituicao, caraterizar o estado atual das praticas de avaliacao das aprendizagens e compreender as praticas de decisao curricular dos docentes sobre a avaliacao das aprendizagens. Para o alcance destes objetivos sugiram também algumas indagacoes, que nos levaram a tentar perceber por quem sao definidas as politicas de avaliacao curricular, que referenciais externos de valores e principios configuram as politicas de decisao curricular sobre a avaliacao, que praticas de decisao curricular sao desenvolvidas pelos docentes no contexto da avaliacao das aprendizagens, como se articulam as politicas de decisao curricular e as praticas dos docentes no ensino superior e, por ultimo, em que medida as praticas de avaliacao se revelam adequadas a natureza do processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. Para conseguirmos responder a estas questoes e objetivos, desvendando a problematica inicial desta investigacao, procedemos a uma investigacao de carater misto, com uma abordagem quantitativa e qualitativa que assegura uma investigacao exploratoria e descritiva, recorrendo a instrumentos como o inquérito por questionario e ao inquérito por entrevista. Os questionarios foram aplicados a 120 professores do ISCED da UKB e as entrevistas realizadas a cinco gestores do mesmo instituto e da mesma universidade. Os dados obtidos foram analisados com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e a analise de conteudo. Os resultados obtidos permitiram aferir que todos os docentes da instituicao em analise consideraram-se competentes para avaliar, manifestaram alguma autonomia nas suas praticas avaliativas, que acabam por ser um prolongamento do Regime Académico, que regulamenta todos os procedimentos em vigor na instituicao. Poi ainda possivel constatar que na instituicao ha alguma caréncia de uniformizacao destas praticas avaliativas, atendendo a que nao existe muita partilha e colaboracao entre os departamentos, o que, até certo ponto, podera limitar a harmonizacao ao nivel dos instrumentos utilizados para a avaliacao nessa instituicao (apesar de estes serem considerados, por um numero consideravel de inquiridos, como um meio para o sucesso das aprendizagens). Notou-se ainda que existe pouca influéncia dos chefes de departamento no processo de avaliacao. Nas diversas concecoes de educacao é unanime a ideia de que a avaliacao é uma pratica indispensavel ao processo de profissionalizacao, o que traduz a divergéncia a finalidade da avaliacao, dos procedimentos e instrumentos utilizados que coloca a avaliacao numa perspetiva técnica.
Education represents one of the pillars of any society’s development, therefore the investment in society represents an investment in education. In general we can say that one of the aims of every country is necessarily the development of that sector. This aim is also shared by educational institutions therefore they have been investing a lot more in the qualification of their professionals as well as the improvement of their quality. One of the most important domains of education is evaluation, since it is responsible for the selection of individuals in a way that the most prepared ones can access to better jobs and better opportunities, given that supposedly they are more prepared. Thus this evaluation assumes a relevant role in these domains and it can be considered as some kind of "stamp". The research that we are presenting aims at understanding in what way the policies of learning evaluation are linked with the processes and the procedures of curriculum decisions in Instituto Superior de Ciéncias da Educagao de Benguela (ISCED) of the University Katyavala Bwila (UKB) of Angola. Consequently we studied how the policies, the processes and the procedures of curriculum decision inherent to learning evaluation in Benguela’s ISCED of UKB Angola are being articulated. This research allowed us to identify the policies, the processes of curricular decision and the learning evaluation procedures in this institution, to describe the current state of the learning evaluation procedures, and comprehend the curriculum decision procedures of the professors about the learning evaluation. While we were doing our research some questions came up. This questions made us try to understand who decides the policies of curricular evaluation, which external indicators of values and principles configure the policies of curricular decision about evaluation, what procedures of curricular decision are developed by the professors in the context of learning evaluation, how the policies of curricular decision and the professors‘ procedures in higher education are linked, and finally in what extent the evaluation procedures are suitable to the nature of teaching and learning. To answer those questions and aims as well as solving the initial problematic of this research we conducted a joint research within a quantitative and qualitative approach that ensures an exploratory and descriptive research. In addition we performed a questionnaire and an interview survey. The questionnaires were applied to 120 professors of ISCED of UKB and the interviews were made to 5 managers of the same institute and the same university. We analysed the information based on the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) and on content analysis. The results have indicated that all professors of the analysed institution believe that they are competent to evaluate, that they demonstrate some autonomy in their evaluating procedures and that turned out to be an extension of the Academic Regulation, which regulates all procedures in force in the institution. We also observed that there are some deficiency on the standardization of the evaluating procedures, since the departments don't share or collaborate much, which to some extent might limit the harmonization of the instruments used to evaluate in this institution (despite being considered by a significant number of respondents as a means to the success of learning). In addition we noticed that the heads of the departments don't influence much on the evaluating procedure. In the several conceptions of education the idea that evaluation is an essential procedure to the process of schooling is unanimous, which expresses the divergence and the purpose of evaluation, the procedures and instruments used that put evaluation sometimes in a technical perspective.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular).
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36557
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Marlene Carvalho Évora Bendrau.pdf6,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID