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TítuloAvaliação do PCN em pavimentos aeroportuários
Outro(s) título(s)Evaluation of PCN in airport pavements
Autor(es)Lima, Maria Inês de Castro
Orientador(es)Pais, Jorge C.
Freire, Ana Cristina
Palavras-chavePavimentos aeroportuários
Avaliação estrutural
Programa de cálculo COMFAA
Classificação PCN
Airport pavements
Evaluation structural
COMFAA computer program
PCN classification
Data2014
Resumo(s)A crescente utilização de aeródromos e aeroportos por aviões com maiores dimensões e pesos obriga a que os sistemas de classificação das pistas, caminhos de circulação e plataformas de estacionamento tenham a sua capacidade de carga bem definida de modo a conhecer os aviões que aí podem circular e estacionar. Esta capacidade de carga tem sido referida através de um parâmetro denominado de PCN, resultado da terminologia inglesa Pavement Capacity Number, o qual é obtido através de normas ou procedimentos existentes. Assim, esta dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar de forma resumida as normas e procedimentos existentes para a avaliação do PCN, e através de uma aplicação prática explicar a sua aplicação, tendo-se estudado o método proposto pela FAA (Federal Aviation Administration), o qual recorre ao programa de cálculo COMFAA e ao método derivado da metodologia empírico-mecanicista de dimensionamento de pavimentos. Quanto à utilização do programa COMFAA, método que tem por base o procedimento de dimensionamento de pavimentos baseado no CBR, são referidos os passos para a determinação do PCN e do ACN (Aircraft Classification Number) enquanto no método empírico-mecanicista são apresentados os modelos de comportamento considerados e o procedimento de cálculo do PCN. A aplicação prática destes métodos é realizada para o caso do Aeródromo de Bragança, onde se realizaram ensaios de capacidade de carga, os quais permitiram a obtenção de dados tanto para o programa COMFAA como para o método empírico-mecanicista. Os resultados de PCN obtidos pelos dois métodos são comparados de modo a avaliar o efeito que os vários critérios de dimensionamento têm na quantificação deste parâmetro.
Due to the increasing use of aerodromes and airports by airplanes with dimensions and weights also growing, the classification systems of runway, taxiways and aprons must have a load capacity well defined so airplanes are allowed to use it. This load capacity has been defined by PCN parameter (Pavement Capacity Number) conceded by standards or procedures, already existent. Hence, the primordial objective of the present dissertation is to resume the standards and procedures used for PCN evaluation by a practical use, studying FAA (Federal Aviation Administration) method, which uses the COMFAA software and empirical-mechanistic method utilized in pavement design. About the COMFAA software, it is important to mention that the procedure uses the CBR method for the calculation for PCN and ACN (Aircraft Classification Number) while for the empirical-mechanistic method the behaviour models and the PCN calculation procedures are presented. Load capacity testing was realized in Bragança Airport, allowing the achievement of data for COMFAA and empirical-mechanistic. Finally, the results of PCN obtained with the two methods are compared so that the effect of the various design criteria on the quantification of PCN, are possible to evaluate.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36350
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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