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https://hdl.handle.net/1822/36350
Título: | Avaliação do PCN em pavimentos aeroportuários |
Outro(s) título(s): | Evaluation of PCN in airport pavements |
Autor(es): | Lima, Maria Inês de Castro |
Orientador(es): | Pais, Jorge C. Freire, Ana Cristina |
Palavras-chave: | Pavimentos aeroportuários Avaliação estrutural Programa de cálculo COMFAA Classificação PCN Airport pavements Evaluation structural COMFAA computer program PCN classification |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A crescente utilização de aeródromos e aeroportos por aviões com maiores dimensões e pesos
obriga a que os sistemas de classificação das pistas, caminhos de circulação e plataformas de
estacionamento tenham a sua capacidade de carga bem definida de modo a conhecer os aviões
que aí podem circular e estacionar. Esta capacidade de carga tem sido referida através de um
parâmetro denominado de PCN, resultado da terminologia inglesa Pavement Capacity Number,
o qual é obtido através de normas ou procedimentos existentes.
Assim, esta dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar de forma resumida as normas
e procedimentos existentes para a avaliação do PCN, e através de uma aplicação prática explicar
a sua aplicação, tendo-se estudado o método proposto pela FAA (Federal Aviation
Administration), o qual recorre ao programa de cálculo COMFAA e ao método derivado da
metodologia empírico-mecanicista de dimensionamento de pavimentos.
Quanto à utilização do programa COMFAA, método que tem por base o procedimento de
dimensionamento de pavimentos baseado no CBR, são referidos os passos para a determinação
do PCN e do ACN (Aircraft Classification Number) enquanto no método empírico-mecanicista
são apresentados os modelos de comportamento considerados e o procedimento de cálculo do
PCN.
A aplicação prática destes métodos é realizada para o caso do Aeródromo de Bragança, onde
se realizaram ensaios de capacidade de carga, os quais permitiram a obtenção de dados tanto
para o programa COMFAA como para o método empírico-mecanicista.
Os resultados de PCN obtidos pelos dois métodos são comparados de modo a avaliar o efeito
que os vários critérios de dimensionamento têm na quantificação deste parâmetro. Due to the increasing use of aerodromes and airports by airplanes with dimensions and weights also growing, the classification systems of runway, taxiways and aprons must have a load capacity well defined so airplanes are allowed to use it. This load capacity has been defined by PCN parameter (Pavement Capacity Number) conceded by standards or procedures, already existent. Hence, the primordial objective of the present dissertation is to resume the standards and procedures used for PCN evaluation by a practical use, studying FAA (Federal Aviation Administration) method, which uses the COMFAA software and empirical-mechanistic method utilized in pavement design. About the COMFAA software, it is important to mention that the procedure uses the CBR method for the calculation for PCN and ACN (Aircraft Classification Number) while for the empirical-mechanistic method the behaviour models and the PCN calculation procedures are presented. Load capacity testing was realized in Bragança Airport, allowing the achievement of data for COMFAA and empirical-mechanistic. Finally, the results of PCN obtained with the two methods are compared so that the effect of the various design criteria on the quantification of PCN, are possible to evaluate. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36350 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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