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https://hdl.handle.net/1822/35748
Título: | Tecnologias de informação e comunicação e empreendedorismo: os novos paradigmas e aprendizagens de jovens empreendedores e as suas inovações tecnológicas |
Outro(s) título(s): | Information and communication technologies and entrepreneurship: new paradigms and apprenticeships of young entrepreneurs and their technological innovations |
Autor(es): | Souza, Karine Pinheiro de |
Orientador(es): | Silva, Bento Duarte da |
Data: | 19-Dez-2014 |
Resumo(s): | Os desafios que encontramos na Sociedade Digital, nesta modernidade líquida (Bauman, 2001),
nos suscitam a pensar se estamos a ter a devida atenção com o sentido da educação dos jovens para
terem uma intervenção ativa e cidadã na sociedade. Com esta pesquisa, procuramos observar alguns
processos de mudança que a sociedade vem passando e suas interferências na construção de
competências dos jovens, por meio da realização de um projeto que tem o intuito de avaliar se os eixos das
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e do Empreendedorismo podem ajudar os jovens a
aprender, a conviver em sociedade e, mais especificamente, integrarem-se no mundo do trabalho. O
presente projeto se configura em uma investigação-ação, implementando o “Projeto Agentes Digitais”, o
qual tem a participação de jovens do Brasil (Fortaleza) e de Portugal (Braga). Este tem como objetivo geral:
Investigar as mudanças ocorridas na vida dos jovens ao inserir os eixos TIC e Empreendedorismo na
formação e os impactos na inserção profissional dos jovens.
A fundamentação teórica apresenta três grande temas: (i) transformações em rede e
impactos na economia (setor da e-economia, particularmente, da economia criativa); (ii) inovação
educativa nos territórios móveis e ubíquos; e (iii) educação para o Empreendedorismo e
competências para Coempreender. Entendemos a educação empreendedora como o ato do jovem
em projetar-se, buscar oportunidades e transformar a sua realidade. Diante destes desafios,
trabalhamos com jovens (alunos do ensino médio/secundário) que criaram projetos os quais
articularam o Empreendedorismo e as TIC, refletindo sobre o impacto social nas suas comunidades.
O Método de investigação-ação promoveu um processo de retroalimentação do material do Projeto
“Agentes Digitais”; nas fases deste ciclo (Planejamento, Ação, Observação e Reflexão), em duas etapas:
Brasil (Fortaleza) e Portugal (Braga), contando ainda com uma terceira etapa, de reflexão conjunta, entre
todos os atores, num processo de comunicação online e ubíquo. Durante a realização dos projetos que
seguiram o Ciclo de Educação Empreendedora: (Sonhar/Conceber/Desenvolver/Implementar/Avaliar)
vinculamos os estudos das competências desenvolvidas pelos jovens, por meio da construção de uma
matriz de competências para empreender em rede - Coempreender. Como procedimentos de investigação,
foram utilizados instrumentos variados para efetuar uma triangulação de dados, desde a observação
participante, notas de campo, e-portefólios, informação documental, questionários, entrevistas, fórum e
webconferência online
Os principais resultados foram significativos, pois os jovens realizaram seus projetos,
recorrendo a diversas tecnologias da web 2.0, que tiveram aplicabilidade em suas comunidades.
Como oportunidade, o processo de construção da matriz de competências para Coempreender
promoveu uma colaboração profícua e ajudou-nos a sinalizar alguns setores essenciais que podem
repercutir na economia criativa. Demarcamos a necessidade de repensar a educação
empreendedora como um processo colaborativo e cooperativo, que busque a formação de pessoas
ativas, conforme relatos dos jovens sobre suas histórias de vida, em que se conquistou um novo
entendimento sobre o empreender e uma curiosidade constante de continuar a sonhar e aprender a
despeito das diversidades e adversidades.
Isto nos faz querer voar mais alto nas pesquisas em relação à educação empreendedora e às
TIC, pois percebemos a importância do sonho e da utopia na vida das pessoas e dos países, conforme
Paulo Freire: “não há amanhã sem projeto, sem sonho, sem utopia, sem esperança, sem o trabalho de
criação e o desenvolvimento de possibilidades que viabilizem a sua concretização” (Freire, 2001). The challenges we encounter in the Digital Society, in this “liquid modernity” (Bauman, 2001), lead us to think whether we are having due regard to the direction of young people education so that they can have both active and civic intervention in society. With this research we seek to observe some processes of change that society is undergoing and their interference in building young people skills, through the realization of a project that aims to assess whether the axes of Information and Communication Technologies (ICT) and Entrepreneurship can help young people learn to live in society and, more specifically, to integrate into the working world.This action research implements "Digital Design Agents with the participation of young people in Fortaleza (Brazil) and Braga (Portugal. Its general objective is to investigate the changes in the lives of young people who experiment ICT and entrepreneurship axes in their education and the impact on their employability. This research is based on three major themes: (i) network changes and its impact on the economy (e-economy sector, specially creative economy); (ii) educational innovation in mobile and ubiquitous territories; and (iii) entrepreneurship education and skills for Co-entrepreneurship. We understand entrepreneurial education as the one that leads young people to project themselves, seeking for opportunities and transforming their reality. With these challenges, we worked with young people (high school/ secondary students) who have created designs which articulated entrepreneurship and ICT, reflecting on social impact in their communities. The action research method promoted a feedback process of the material used in a project entitled "Digital Agents" on the phases of this cycle (planning, action, observation and reflection) in the two countries, Brazil and Portugal. The third phase involved the consultation among all participants in an ubiquitous online communication process. During the implementation of project, which followed the cycle of Entrepreneurial Education (Dreaming / Designing / Developing / Implementing / Evaluating) we connect the studies of skills developed by young people by building a matrix of competences that are necessary for entrepreneurs in networks, co-entrepreneurship. Several research instruments were used to perform triangulation of data such as participant observation, field notes, e-portfolios, documentary information, questionnaires, interviews, forums and online web conferences. The main results were significant because young people performed their designs, using various web 2.0 technologies, which have applicability in their communities. As an opportunity, the process of building the skills suggested in the Co-entrepreneurship matrix promoted fruitful collaboration and helped us to identify some key sectors that may impact creative economy. We stress the need to rethink entrepreneurial education as a collaborative and cooperative process that seeks the training of active people according to the reports of young people about their life stories, in which they conquered a new understanding about entrepreneurship and constant curiosity to continue dreaming and learning despite diversities and adversities. This leads us to a desire of flying higher in the researches regarding entrepreneurial and ICT education as we realize the importance of dream and utopia in people's and countries’ lives, as Paulo Freire says: "there is no tomorrow without project, without dream, without utopia, without hope, without the hassle of creating and developing possibilities that enable its implementation” (Freire, 2001). |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo de conhecimento em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35748 |
Acesso: | Acesso aberto |
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