Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/35249

TítuloA utilização e exploração de documentos audiovisuais na aula de História e Geografia: um projeto com alunos do 8º ano de escolaridade
AutorMoura, Elsa Filomena Lopes
OrientadorMelo, Maria do Céu
Data2014
ResumoO presente relatório descreve o estudo efetuado no Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada, elaborado no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissional, inserida no ciclo de estudos do Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, no ano letivo de 2012/2013. De acordo com o seu contexto de desenvolvimento, este estudo teve uma dupla natureza: pedagógica e de investigação. Na primeira vertente teve como objetivo central a utilização e exploração de documentos audiovisuais em contexto de sala de aula nas disciplinas de História e Geografia, recorrendo a uma abordagem construtivista do processo de ensino-aprendizagem. Na vertente de investigação, o estudo suportouse na metodologia de investigação-ação, adotando uma linha de investigação descritiva e qualitativa. Assumiu como hipótese a ideia de que os documentos audiovisuais são hoje um recurso pedagógico essencial, que fornecem um vasto leque de possibilidades ao nível pedagógico e educativo, que podem potenciar a aprendizagem e incrementar o interesse, a atenção e a participação dos alunos na sala de aula. Neste sentido, o estudo teve como objetivo geral analisar as ideias e perceções dos alunos sobre a utilização e exploração dos documentos audiovisuais, em particular se estes promovem o interesse e atenção dos alunos na aula de História e Geografia. O projeto foi implementado em contexto real de aprendizagem na Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr. Francisco Sanches, em Braga, numa turma do 8º ano de escolaridade, constituída por 20 alunos, com idades compreendidas entre os doze e os catorze anos. Os documentos audiovisuais utilizados foram produzidos e adaptados pela professora estagiária especificamente para o projeto, tendo em conta os conteúdos programáticos abordados nas aulas de História e Geografia lecionadas. Para o efeito recorreu-se à edição e montagem de outros documentos audiovisuais, tais como documentários, notícias, anúncios publicitários, entre outros. Foram utilizadas técnicas e instrumentos de recolhas de dados como a análise documental, a observação participante, as fichas de trabalho e os questionários. A análise dos dados foi subdividida em três domínios de cognição, designadamente: a compreensão de conteúdos; a atenção e interesse na sala de aula; e a participação e interação na sala de aula. O estudo permitiu confirmar a sua ideia de partida, constatando-se que a generalidade dos alunos revelou sempre uma grande atenção e concentração na visualização de documentos audiovisuais, mantendo sempre uma postura de interesse nos conteúdos apresentados. Revelaram também um elevado nível de participação e interação na sala de aula que, complementados com os resultados das fichas de trabalho permitem concluir um nível muito satisfatório na aprendizagem dos conhecimentos históricos e geográficos lecionados.
This report describes the study conducted in academic year 2012/2013, in the context of the Supervised Pedagogical Intervention Project, developed within the curricular unit of Professional Practice, of the Master's in History and Geography Teaching in the Secondary School. According to its implementation context, this study had a dual pedagogical and research nature. The central subject of the project is the use of audiovisual documents in the classroom of the disciplines of history and geography, using a constructivist learning process approach. The study is based in the research-action methodology. It was adopted a line of descriptive and qualitative research that assumes as hypothesis the idea that audiovisual documents are an essential educational resource, providing a wide range of possibilities to the pedagogical and educational contexts, which may enhance learning and increase the interest, attention and participation of students in the classroom. In this sense, the study had as main objective to analyze the ideas and perceptions of students on the use of audiovisual documents, particularly if they promote the interest and attention of students in History and Geography disciplines. The project was implemented in an 8th grade class of Dr. Francisco Sanches’ school, located in Braga. The sample was 20 students, aged between twelve and fourteen years old. The audiovisual documents used were produced and adapted by the trainee teacher specifically for the project taking into account the study plans lessons of history and geography. We resorted to the editing of other audiovisual documents, such as documentaries, news, advertisements, among others. We used techniques and tools for data collection such as document analysis, direct observation, worksheets and questionnaires. The data analysis was divided into three domains of cognition, namely: the understanding of content; attention, participation and interaction in the classroom. The study confirmed the initial hypothesis, noting that the majority of students showed great attention and concentration in viewing audiovisual documents, while maintaining a posture of interest in the contents. They also revealed a high level of participation and interaction which allow us to conclude the presence of a very satisfactory level of learning in the historical and geographical knowledge.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/35249
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Elsa Filomena Lopes Moura.pdf2,3 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis