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https://hdl.handle.net/1822/34868
Título: | Formação de professores para o ensino experimental no 1.º ciclo : estudo da acção da saliva na digestão do amido |
Outro(s) título(s): | Experimental primary science teaching training : study of starch digestion by saliva |
Autor(es): | Carvalho, Graça Simões de Sá, Joaquim Lima, Nelson |
Palavras-chave: | Primary science Teacher's training |
Data: | 1999 |
Editora: | Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências. Departamento de Educação |
Revista: | Revista de educação |
Resumo(s): | Temos vindo a desenvolver um projecto de formação contínua de professores do I o Ciclo que adopta o princípio de
que se pretendemos que as crianças realizem uma aprendizagem experimental-investigativa, então os professores deverão vivenciar idêntico processo em contexto de formação. No presente estudo de caso apresentamos, a título de exemplo, o
processo de formação científica e pedagógica de uma professora que seleccionou o tópico "A acção da saliva na digestão
do amido", que se enquadra no programa do 3° ano de escolaridade. Todo o projecto de formação foi centrado na resolução
de problemas, tendo como princípio a perspectiva construtivista da aprendizagem aplicada à formação de professores. We have been developing a continuous primary school teachers' training project which adopts the principie that if we intend that children perform experimental investigative leaming, then teachers must undergo similar process in training context. ln this case study we present, as an example, the scientific and pedagogical training process of a teacher who has selected the topic "Saliva effects on starch digestion", which is included in the 3'd year primary school prograrnme. The whole training project was centred in problem-solving, based in a constructivist perspective of learning applied to teachers' training. Nous venons de developper un project de formation continue dirigé aux enseignants de l'école primaire, qui adopte le príncipe de que si on veut que les enfants realisent un apprentissage de recherche experimental, alors, pour pouvoir les guider, les enseignants doivent expérimenter un processus identique en context de formation. À titre d'illustration nous presentons, dans cette éttude de cas, le processus de formation scientifique et pédagogique d'une institutrice qui a choisi le sujet "Action de la salive sur la digestion de l'amidon", qui s'enquadre dans le programme de la 3éme année de scolarité. Tout Ie project de formation se centre au niveau de la résolution de problemes qui tient comme príncipe une perspective constructiviste de l'apprentissage appliqué à la formation des enseignants. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34868 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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P_18.pdf | Artigo | 763,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |