Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34610

TítuloTrabalho, educação e currículo do ensino médio : um estudo a partir das perspectivas de professores e alunos numa escola de Amazônia
Autor(es)Macedo, José da Silva
Orientador(es)Antunes, Fátima
Data15-Mai-2014
Resumo(s)Historicamente o contexto amazônico tem sido fortemente marcado por diversos fatores de viés econômico, social e politico que diretamente interferem no processo de reprodução social de homens e mulheres e na atuação das organizações públicas que existem naquela região. Este estudo busca compreender de que formas o trabalho está presente no currículo do ensino médio enquanto dimensão da formação de crianças e jovens estudantes. O conjunto de análises teóricas exploradas dá conta que é num contexto urbano e industrial que o trabalho e educação passam a se relacionar, visto que o processo produtivo e a vida urbana requerem uma formação mais sistemática dos sujeitos, no sentido de enfrentarem o mundo do trabalho e outras práticas sociais. Exigindo um novo princípio educativo para as escolas em todos os níveis de ensino, tornando o trabalho elemento estruturante como ponto de largada no processo de construção de sujeitos mais ativos. Quanto mais avança o processo de industrialização, mais se cobra a necessidade de expansão da educação escolar e em decorrência de uma organização curricular capaz de responder às exigências do mundo do trabalho e de outras práticas sociais. As complexas relações entre trabalho, educação e currículo, sinalizam para um mundo do trabalho que parece contribuir na formatação de um campo de currículo ancorado na transposição dos conceitos do campo científico para as disciplinas escolares propiciando o aparecimento do campo de currículo enquanto objeto específico de estudos e pesquisas por diversas teorias. Ficando a impressão de que não podemos olhar para o currículo de maneira inocente, em razão daquele ser um território de produção e criação de significados sociais. Com o intenso processo de industrialização que culminou com a massificação escolar haverá uma melhor “preparação para o trabalho” por parte dos sujeitos, no sentido de atender às exigências demandadas das relações produtivas e sociais, impactando a estrutura política dos sistemas de educação. No processo de coleta dos dados realizada numa escola no município de Igarapé-Açu/Pará, utilizou-se a entrevista semiestruturada junto aos atores, professores(as) e alunos(as) do ensino médio. É bastante evidente na escola investigada que as articulações estabelecidas entre trabalho, educação e currículo em atividades de sala de aula apontam para um campo curricular que abriga um trabalho ancorado numa base em que as áreas do saber se dão através de um currículo tipo coleção, construindo um conhecimento desintegrado e uma formação deficitária. As análises apontam também para um currículo que parece produzir aprendizagens de assuntos e práticas que não se correlacionam, mas que alimentam relações de conformidade concomitante a ações pedagógicas que podem propiciar mudanças sociais. Acredita-se que este estudo pode contribuir para a reflexão sobre as contradições existentes entre o currículo que se analisa, na perspectiva de alunos e professores, e o que se aponta nos Parâmetros Curriculares Nacionais, envolvendo as relações existentes entre trabalho, educação e currículo e as suas implicações para a região em que a pesquisa teve lugar. É dentro desse território de relações entre o trabalho e a educação que o conhecimento deve ser o eixo de compreensão do trabalho enquanto princípio educativo, no sentido de construir uma formação mais integrada, onde o trabalhador e cidadão atue em torno de relações que permitam compreender e transformar o espaço em que residem. Nesse sentido, a escola secundária ou de ensino médio, enquanto espaço de formação, pode tornar-se uma vigorosa ferramenta na constituição de sujeitos produtivos, mas também comprometidos na construção de relações que atenda as necessidades atuais sem comprometer as gerações futuras.
Historically the Amazonian context has been strongly marked by economic, social and political factors that directly interfere in the process of social reproduction of men and women and the role of public organizations of that region. This study aims to understand in what ways the labor is present in the high school curriculum as a dimension of the development of children, teenagers and studying adults. The set of theoretical analyzes explored realize that it is in an urban and industrial context that labor and education are to relate, since the productive process and urban life require a more systematic formation of the people, in order to face the world of work and other social practices. Requiring a new educational principle to schools at all educational levels, turning work the structuring element as the starting point of the construction of a more active person. The more forward the industrialization process the more is the necessity of a school education expansion and as a result of a curricular organization capable to answer to the demands of the world of work and other social practices. The complex relationship between work, education and curriculum, points out to a world of work that seems to contribute to the formatting of a field of curriculum anchored in the transposition of the concepts of the scientific field for school subjects resulting in the onset of the field of curriculum studies as a specific object and research by various theories. Getting the impression that we cannot look at the curriculum so innocently because it is an area of production and creation of social meanings. With the intense industrialization process that culminated in the school massification there will be a better "work preparation" by the individuals in order to meet the requirements demanded by productive and social relationships, impacting the political structure of education systems. In the process of data collection carried out at a school in the city of Igarapé-Açu/Pará, it was used a semi-structured interview with high school teachers and students. It is quite evident in the investigated school that the articulation established between work, education and curriculum in classroom activities points out to a curricular field that holds a work which the areas of learning occur through a collection type curriculum, building a disintegrated knowledge and unsatisfactory formation. The analyzes also point to a curriculum that seems to produce learning of subjects and practices that do not correlate, but that power relationships concomitant compliance pedagogical actions that can foster social change. It is believed that this study can contribute to the reflection on the contradictions between the curriculum that is analyzed in the perspective of students and teachers, and points out that the National Curriculum Guidelines, involving the relationship between work, education and curriculum and implications for the region in which the research took place. It is within this territory of relationships between work and education which knowledge should be the basis for understanding of the work as an educational principle, to build a more integrated formation, where the employee and citizen acts around relationships that allow him to understand and transform the space where they reside. In that sense, the secondary school or high school, while formation area, may become a powerful tool in the creation of productive individuals, but also committed to building relationships that meets present needs without compromising future generations.
Historicamente el contexto amazónico ha sido fuertemente marcado por diversos factores de carácter económico, social y político que directamente interfieren en el proceso de reproducción social de hombres y mujeres y en la actuación de las organizaciones públicas que existe en aquella región. Este estudio busca comprender de que formas el trabajo está presente en el currículo de la enseñanza secundaria en cuanto dimensión de la formación de niños, jóvenes estudiantes. El conjunto de análisis teórico exploró dió cuenta que es en contexto urbano e industrial que el trabajo y educación pasan a relacionarse, visto que el proceso productivo y la vida urbana requieren una formación más sistemática de los sujetos, en el sentido de enfrentaren el mundo del trabajo y otras prácticas sociales. Exigiendo un nuevo principio educativo para las escuelas en todos los niveles de enseñanza, haciendo del trabajo elemento de estructuración como punto de largada en el proceso de construcción de sujetos más activos. Cuanto más avanza el proceso de industrialización, más se cobra la necesidad de expansión de educación escolar y en decorrencia de una organización curricular capaz de responder a las exigencias del mundo del trabajo y de otras prácticas sociales. Las complejas relaciones entre trabajo, educación y currículo, señalizan para un mundo del trabajo que parece contribuir en el formato de un campo de currículo anclado en la transposición de los conceptos del campo científico para las asignaturas escolares propiciando el aparecimiento del campo de currículo en cuanto objeto específico de estudios y pesquisas por diversas teorías. Dejando la impresión de que no podemos mirar el currículo manera tan simple, en razón de aquello ser un territorio de producción y creación de significados sociales. Con el intenso proceso de industrialización que culminó con la masificación escolar habrá una mejor “preparación para el trabajo” por parte de los sujetos, en el sentido de atender a las exigencias demandadas de las relaciones productivas y sociales, impactando la estructura política de los sistemas de educación. En el proceso de recogida de datos realizada en una escuela de la ciudad de Igarapé-Açu/Pará, se utilizó la entrevista semiestructurada junto a los actores, profesores(as) y alumnos(as) de la enseñanza secundaria. Es bastante evidente en la escuela investigada que las articulaciones establecidas entre trabajo, educación y currículo en actividades en aula apuntan para un campo curricular que abriga un trabajo anclado en una base en que las áreas del saber ocurren por medio de un currículo tipo colección, construyendo un conocimiento desintegrado y una formación deficitaria. El también analiza apuntan a un plan de estudios que parece producir el aprendizaje de temas y prácticas que no se corresponden, pero que las relaciones de poder concomitantes acciones pedagógicas de cumplimiento que pueden fomentar el cambio social. Se cree que este estudio puede contribuir a la reflexión sobre las contradicciones entre el plan de estudios que se analiza desde la perspectiva de los estudiantes y profesores, y señala que las Directrices Curriculares Nacionales, con la participación de la relación entre el trabajo, la educación y el plan de estudios y implicaciones para la región en la que la investigación se llevó a cabo. Todavía es dentro de ese territorio de relaciones entre el trabajo y la educación que el conocimiento debe ser el eje de comprensión del trabajo en cuanto principio educativo, en el sentido de construir una formación más integral, donde el trabajador y ciudadano actue en torno de relaciones que le permitan comprender y transformar el espacio en que residen. En ese sentido, la escuela secundaria o de enseñanza secundaria, en cuanto espacio de formación, puede tornarse una vigorosa herramienta en la constitución de sujetos productivos y comprometidos con la construcción de relaciones que atiendan a las necesidades actuales sin comprometer las generaciones futuras.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Educação (área de especialização em Sociologia da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34610
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
José da Silva Macedo.pdf3,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID