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https://hdl.handle.net/1822/34351
Título: | Gestão de recursos: oficina mecânica |
Outro(s) título(s): | Resources management: mechanical workshop |
Autor(es): | Costa, César Manuel Moreira da |
Orientador(es): | Mendonca, Joao Pedro |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A presente dissertação está inserida no âmbito do 5º ano do Mestrado Integrado em
Engenharia Mecânica, subordinada do tema Gestão de Recursos a realizar numa oficina de
mecânica automóvel – Renault Paredes (Grupo JAP), cujo principal objetivo visa a otimização
do funcionamento e a redução dos custos de funcionamento.
Atualmente, as empresas têm necessidade de diminuir drasticamente os seus custos
de funcionamento sem diminuir à qualidade do serviço/produto. Desta forma, é necessário
reduzir ou, se possível, eliminar tarefas/etapas que não acrescentem valor e que
consequentemente reduzam os custos e tempos de execução.
Na necessidade de otimização destas situações foi criado e desenvolvido o conceito
de Lean Production que recorre a técnicas e ferramentas que permitem analisar e otimizar
linhas de produção.
A Renault – Paredes procura assim reduzir os custos de funcionamento e otimizar o
modelo existe para que seja possível executar tarefas da forma mais eficiente e económica
possível sem nunca comprometer a qualidade do serviço prestado aos seus clientes.
Para que fosse possível um claro conhecimento dos métodos usados e funcionamento
da estrutura, esta dissertação realizou-se em regime de estágio curricular, onde houve uma
total interação e envolvimento da empresa com o aluno.
Desta forma, foi analisado o funcionamento da empresa no âmbito dos procedimentos
oficinais, métodos atualmente usados e logística necessária ao correto funcionamento.
Posteriormente, foram documentados os procedimentos e métodos usados e
respetivas análises aos mesmos, possibilitando logo a identificação de alguns pontos que
visam uma análise mais detalhada, como a elevada carga de procedimentos documentais
necessários para o correto funcionamento (garantias, reclamações, folhas de obra, entre
outras).
A análise dos procedimentos permitiu a identificação de alguns problemas como a
baixa eficiência, elevados tempos de preparação, e tempos de execução dependentes de
outros departamentos, condicionando operações e ocupação de espaços.
As propostas de melhoria visam alcançar o objetivo principal e puder replicar para
outras unidades do grupo. This work is inserted in the 5th year of the MSc in Mechanical Engineering, subject theme Resource Management to conduct a workshop for car mechanics - Renault Paredes (JAP Group), whose main objective aims to optimize the operation and the reduction of running costs. Today, companies need to drastically reduce its operating costs without diminishing the quality of the service / product. Thus, it is necessary to reduce or, if possible, eliminate tasks / steps that do not add value and therefore reduce costs and lead times. The need for optimization of these situations was created and developed the concept of Lean Production which makes use of techniques and tools to analyze and optimize production lines. Renault - Paredes demand thus reduce operating costs and optimize the model exists to be able to perform tasks in the most efficient and economical way possible without compromising the quality of service to its customers service. To make possible a clear knowledge of the methods used and functioning of the structure, this work took place in traineeship scheme, where there was a total interaction and involvement of the company with the student. Thus, the operation of the company under the workshop procedures, methods currently used and logistics necessary for the proper operation was analyzed. Subsequently, the procedures and methods used and their respective analyzes of the same have been documented, so enabling the identification of some points aimed at a more detailed analysis, such as high load documentary procedures necessary for the proper functioning (guarantees, claims, work sheets, among others). The analysis of the procedures allowed the identification of some problems such as low efficiency, high setup times, and dependent runtimes of other departments, conditioning operations and occupation of spaces. The improvement proposals aimed at achieving the main goal and can replicate to other units of the group. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica (área de especialização em Tecnologias da Manufatura) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34351 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DEM - Dissertações de Mestrado / MSc Thesis |
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