Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/34243

TitlePublicidade, cognição e linguagens : a (in)sustentável leveza dos estereótipos
Author(s)Teixeira, José
Editor(s)Macedo, Ana Gabiela
Sousa, Carlos Mendes
Moura, Vítor
KeywordsPublicidade
Linguagens
Estereótipos
Metonímia
Issue dateNov-2014
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
Abstract(s)A comunicação publicitária, fenómeno omnipresente no quotidiano, é um bom campo de pesquisa para se tentarem evidenciar as relações entre a concetualização linguística, os estereótipos sociais e a forma como, no seu discurso, a publicidade neles se alicerça. Neste texto, e partindo da análise de campanhas publicitárias recentes, pretende-se mostrar que a organização concetual que subjaz à estrutura significativa das línguas envolve dimensões individuais e sociais, bem assim como a relação nem sempre socialmente percebida entre a construção dos conceitos e dos estereótipos sociais. Tentar-se-á evidenciar como a comunicação publicitária assenta em representações sociais prestigiantes ou então estereotipadamente negativas, servindo-se destas últimas para conseguir o humor como estratégia comunicativa. Em suma, que a comunicação publicitária é multimodal e não apenas uma questão de "palavras e imagens".
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34243
ISBN978-989-755-075-1
Publisher versionhumus@humus.com.pt
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

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