Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34243

TítuloPublicidade, cognição e linguagens : a (in)sustentável leveza dos estereótipos
Autor(es)Teixeira, José
Editor(es)Macedo, Ana Gabiela
Sousa, Carlos Mendes
Moura, Vítor
Palavras-chavePublicidade
Linguagens
Estereótipos
Metonímia
DataNov-2014
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
Resumo(s)A comunicação publicitária, fenómeno omnipresente no quotidiano, é um bom campo de pesquisa para se tentarem evidenciar as relações entre a concetualização linguística, os estereótipos sociais e a forma como, no seu discurso, a publicidade neles se alicerça. Neste texto, e partindo da análise de campanhas publicitárias recentes, pretende-se mostrar que a organização concetual que subjaz à estrutura significativa das línguas envolve dimensões individuais e sociais, bem assim como a relação nem sempre socialmente percebida entre a construção dos conceitos e dos estereótipos sociais. Tentar-se-á evidenciar como a comunicação publicitária assenta em representações sociais prestigiantes ou então estereotipadamente negativas, servindo-se destas últimas para conseguir o humor como estratégia comunicativa. Em suma, que a comunicação publicitária é multimodal e não apenas uma questão de "palavras e imagens".
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34243
ISBN978-989-755-075-1
Versão da editorahumus@humus.com.pt
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

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