Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/33387

TitleConstrução dos objetos de discurso em artigos mediáticos de divulgação científica para crianças
Author(s)Ramos, Rui
KeywordsDivulgação científica
Media
Criança
Hiperestrutura
Public communication of science;
Children
Hyperstructure
Issue date2014
PublisherUniversidade do Porto. Faculdade de Letras (FLUP)
JournalREDIS: Revista de Estudos do Discurso
Abstract(s)O presente estudo analisa aspetos da construção textual de artigos mediáticos de divulgação científica com destinatário explícito infantojuvenil. Assume como fundamento que a relação que o sujeito estabelece com as instâncias que povoam os seus discursos pode ser reconhecida a partir dos objetos de discurso nele identificáveis. Estes revelam pontos de vista ou, noutros termos, a modalização operada pela atividade discursiva e materializada nos textos. Assume igualmente a noção de “contrato de comunicação” (Charaudeau, 2006), que considera o conjunto de convenções modeladoras da troca comunicativa. Em particular, focaliza-se a identidade dos leitores potenciais, com a sua enciclopédia própria, fortemente condicionadora dos modelos textuais a adotar, da escolha dos objetos de discurso a evocar e dos objetivos pragmáticos a perseguir – nomeadamente, os de “informar e captar” (Giering & Souza, 2013). O corpus de análise é constituído por artigos de divulgação científica integrantes das revistas Mega Power e Visão Júnior de setembro de 2013, duas publicações mensais destinadas a crianças.
This study examines the relevant aspects of textual construction of science communication media articles explicitly aimed at children and youth. It assumes that the relationship established by the enunciator with the entities which are present in their discourse can be recognized from their objects of discourse. These reveal the points of view or, in other terms, the modality operated by discourse and embodied in the texts. The study also adopts the concept of “communication contract” (Charaudeau, 2006), which takes in consideration the set of conventions that shape the verbal exchange. In particular, it focuses on the identity of potential readers, with its own encyclopaedia, strongly conditioning the adoption of textual models, the choice of objects of discourse and the pragmatic objectives – in particular, to “inform and attract” (Giering & Souza, 2013). The corpus consists of public communication of science articles published in the magazines Mega Power and Visão Júnior, two monthly publications aimed at children and youth, in September 2013.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/33387
ISSN2183-3958
Publisher versionhttp://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/12967.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

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