Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32727
Título: | A percepção de encarregados de educação e de professores sobre a relação escola-família nas escolas dos 2º e 3º ciclos de um concelho da região centro de Portugal |
Outro(s) título(s): | The perception of parents and teachers about the school-family relationshipvin the elementary schools of a municipality in the central region of Portugal |
Autor(es): | Sousa, Maria Martins Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Participação e envolvimento parental Relação escola-famílias Escola School Family participation Parental involvement School-family relationship |
Data: | 2014 |
Editora: | Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Política Científica e Tecnológica. Instituto de Geociências |
Revista: | Revista Eletrónica de Educação |
Citação: | Sousa, M. e Sarmento, T. (2014). A percepção de encarregados de educação e de professores sobre a relação escola-família nas escolas dos 2º e 3º ciclos de um Concelho da região centro de Portugal. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 321-344 |
Resumo(s): | A qualidade da relação entre a escola e a família é apontada pelas teorias e pelos modelos
de desenvolvimento como fator relevante para o desenvolvimento harmonioso de crianças,
adolescentes e jovens, sendo mesmo apresentada por alguns estudos, realizados em nível
nacional e internacional (como mostraremos ao longo do texto), como determinante no que
diz respeito ao nível do seu desempenho escolar e educativo. O conhecimento e a aceitação
dessa correlação forte e positiva parecem reunir algum consenso. Contudo, a realidade mostra
outra faceta, continuando a revelar-se de grande complexidade a concretização dessa relação
de cooperação. Neste artigo, são apresentados os resultados mais relevantes de um estudo
realizado no âmbito da tese de doutoramento na Universidade de Granada3, cujo objetivo
fundamental foi a caracterização da participação e do envolvimento das famílias nas escolas
dos 2º. e 3º. Ciclos (correspondentes aos últimos cinco anos do Ensino Fundamental no Brasil
– 10-15 anos) de um concelho4 da região centro de Portugal, através da percepção de encarregados
de educação e de professores, que desempenham as funções de direção de turma5. Os
dados, obtidos através da aplicação de questionários e entrevistas, revelam uma percepção
generalizada e inequívoca sobre os grandes benefícios do envolvimento das famílias na vida
escolar dos seus educandos para todos os envolvidos, enfatizando, no entanto, a existência
de dificuldades bilaterais na sua concretização. The quality of the relationship between school and family is appointed by the theories and models of development as a relevant factor for the harmonious development of children, adolescents and youth, and it is reported by multiple national and international studies as being decisive regarding the level of academic and educational performance. The knowledge and acceptance of this strong and positive correlation is consensual. However, reality shows a different side as it continues to prove that the achievement of this cooperative relationship is of great complexity. This article presents the most relevant results of a study conducted within a doctoral dissertation at the University of Granada6, which aimed to characterize the participation and involvement of families in the elementary schools of a municipality in the central region of Portugal, through the perception of parents and teachers who perform class management functions. The data obtained through questionnaires and interviews reveal a clear and widespread perception about the great benefits of family involvement in the school life of their children, but emphasize the existence of bilateral difficulties in its achieving. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32727 |
DOI: | 10.14244/19827199785 |
ISSN: | 1982-7199 |
Versão da editora: | http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/785 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A percepção de encarregados de educação e de professores.pdf | 355,92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |