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https://hdl.handle.net/1822/32673
Título: | Novos contributos na avaliação da inteligência : Bateria Aurora |
Outro(s) título(s): | New contributions for the assessment of intelligence : the Aurora Battery |
Autor(es): | Salgado, Ana Manuela Faria |
Orientador(es): | Almeida, Leandro S. Cruz, José Fernando A. |
Palavras-chave: | Inteligência Avaliação cognitiva Teoria triárquica Bateria Aurora Sobredotação Intelligence Cognitive assessment Triarchic theory Aurora battery Giftedness |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A avaliação da inteligência representa um dos domínios mais divulgados e controversos da
Psicologia. Em resposta às críticas aos testes clássicos de inteligência emergiu a Bateria
Aurora, destinada a crianças na faixa etária dos 9-12 anos e enquadrada na Teoria Triárquica
de Robert Sternberg. Esta bateria visa o diagnóstico da sobredotação através da avaliação da
inteligência prática, analítica e criativa, apresentando itens figurativos, verbais e numéricos.
Este trabalho descreve os procedimentos considerados na adaptação portuguesa do
instrumento, assim como resultados da validação. A amostra (N = 220) foi constituída por
alunos do 4º ao 7º ano de escolaridade, provenientes de escolas públicas e privadas do distrito
de Braga. Os resultados obtidos apontam para correlações positivas e moderadas entre o
desempenho nos subtestes e rendimento académico dos alunos, servindo de indicador da
validade preditiva da bateria. Verificam-se algumas fragilidades na replicação do modelo
multidimensional da bateria. Os fatores isolados não agrupam os subtestes em função das
duas inteligências avaliadas (analítica e prática), nem em função do conteúdo dos itens. Neste
sentido, importa realizar novos estudos considerando amostras mais amplas e avançando na
cotação dos subtestes de inteligência criativa, tendo em vista aprofundar as propriedades
psicométricas da versão portuguesa da Bateria Aurora. Intelligence assessment is one of the most widespread and controversial domains in Psychology. The Aurora Battery emerged as an attempt to overcome the limitations of traditional intelligence tests. This battery, designed for children roughly 9 to 12 years of age, is grounded in Robert Sternberg’s Thiarchic Theory and aims to assess giftedness in the domains of analytical, creative and practical intelligence. Subtests also include a broad range of item types: verbal, numerical and figurative. In this study, we describe the procedures conducted in the adaptation and validation of the Aurora Battery in Portugal. The sample included 220 students from 4th to7th grade, attending public and private schools located in the district of Braga. The results show positive and moderate correlations between academic achievement and scores in the subtests, indicating predictive validity of the Battery. Nevertheless, results highlight some weaknesses in replicating the multidimensional model of the Battery. Factor analysis does not group subtests according to the two theoretically assessed dimensions of intelligence (analytical and practical intelligence), neither to items content. Further studies focused on the scoring of creative intelligence subtests and with broader samples are needed, providing more information on the psychometric properties of the Portuguese version of the Aurora Battery. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32673 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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