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https://hdl.handle.net/1822/32539
Título: | Perceções de professores do ensino secundário em Portugal sobre o papel da disciplina de biologia e do Gabinete de Apoio aos Alunos na Educação em Sexualidade |
Autor(es): | Gonçalves, Cândida Maria Machado Vilaça, Teresa |
Palavras-chave: | Educação em sexualidade Disciplina de Biologia Gabinete de Apoio ao aluno/a Professores Professoras |
Data: | 2013 |
Editora: | UNESP |
Revista: | Revista Ibéro-Americana de Estudos em Educação |
Citação: | Gonçalves, C. M. M. & Vilaça, T. (2013). Perceções de professores do ensino secundário em Portugal sobre o papel da disciplina de Biologia e do Gabinete de Apoio aos Alunos na Educação em Sexualidade, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 8 (2), 540-559. |
Resumo(s): | A educação em sexualidade (ES) em Portugal, por se tratar de uma área de formação pessoal e social, exige a adopção de um currículo aberto e flexível com a participação ativa dos/as alunos/as. Por essa razão, a ES tem vindo a ser integrada no currículo escolar nomeadamente na disciplina de Biologia e Gabinete de Apoio ao Aluno/a (GAA). Neste sentido, foi desenvolvida uma investigação em escolas portuguesas que, entre outros objetivos, pretendeu: i) caracterizar as concepções de professores/as do GAA e professores/as de Biologia, do Ensino Secundário, sobre o papel da disciplina de Biologia e do GAA na ES dos/as jovens; ii) descrever a forma como concebem o GAA como uma estrutura de suporte na ES. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa, exploratória e descritiva, em que a recolha dos dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas a professores/as responsáveis pelo GAA (n=6) e professores/asde Biologia (n=6). A maior parte dos/as entrevistados/as atribuiu à Biologia e ao GAA um papel importante na ES no Ensino Secundário, que entenderam como uma área transversal e interdisciplinar onde se ajudam os/as jovens a construir projetos de vida saudáveis. Na sua perspetiva, o programa de Biologia permite o conhecimento da dimensão biológica da sexualidade, daí a importância da sua articulação com o GAA. O GAA foi considerado como uma estrutura de suporte à ES, porque além de colaborar nos projetos de ES deverá ser um serviço social, onde o/a professor/a age como conselheiro/a e encaminha o/a aluno/a para outras instituições.Estes resultados têm implicações a nível da formação de professores/as, da articulação entre as áreas curriculares disciplinares e o GAA e da (re) estruturação dos GAA em função dos normativos legais. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32539 |
ISSN: | 1982-5587 |
Versão da editora: | http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/483 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Gonçalves & Vilaça, T. (2013)_8 (2), 540-559.pdf | Documento principal | 283,01 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |