Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32539

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Cândida Maria Machadopor
dc.contributor.authorVilaça, Teresapor
dc.date.accessioned2015-01-08T13:58:35Z-
dc.date.available2015-01-08T13:58:35Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGonçalves, C. M. M. & Vilaça, T. (2013). Perceções de professores do ensino secundário em Portugal sobre o papel da disciplina de Biologia e do Gabinete de Apoio aos Alunos na Educação em Sexualidade, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 8 (2), 540-559.por
dc.identifier.issn1982-5587por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32539-
dc.description.abstractA educação em sexualidade (ES) em Portugal, por se tratar de uma área de formação pessoal e social, exige a adopção de um currículo aberto e flexível com a participação ativa dos/as alunos/as. Por essa razão, a ES tem vindo a ser integrada no currículo escolar nomeadamente na disciplina de Biologia e Gabinete de Apoio ao Aluno/a (GAA). Neste sentido, foi desenvolvida uma investigação em escolas portuguesas que, entre outros objetivos, pretendeu: i) caracterizar as concepções de professores/as do GAA e professores/as de Biologia, do Ensino Secundário, sobre o papel da disciplina de Biologia e do GAA na ES dos/as jovens; ii) descrever a forma como concebem o GAA como uma estrutura de suporte na ES. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa, exploratória e descritiva, em que a recolha dos dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas a professores/as responsáveis pelo GAA (n=6) e professores/asde Biologia (n=6). A maior parte dos/as entrevistados/as atribuiu à Biologia e ao GAA um papel importante na ES no Ensino Secundário, que entenderam como uma área transversal e interdisciplinar onde se ajudam os/as jovens a construir projetos de vida saudáveis. Na sua perspetiva, o programa de Biologia permite o conhecimento da dimensão biológica da sexualidade, daí a importância da sua articulação com o GAA. O GAA foi considerado como uma estrutura de suporte à ES, porque além de colaborar nos projetos de ES deverá ser um serviço social, onde o/a professor/a age como conselheiro/a e encaminha o/a aluno/a para outras instituições.Estes resultados têm implicações a nível da formação de professores/as, da articulação entre as áreas curriculares disciplinares e o GAA e da (re) estruturação dos GAA em função dos normativos legais.por
dc.description.sponsorshipInstituto de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUNESPpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação em sexualidadepor
dc.subjectDisciplina de Biologiapor
dc.subjectGabinete de Apoio ao aluno/apor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectProfessoraspor
dc.titlePerceções de professores do ensino secundário em Portugal sobre o papel da disciplina de biologia e do Gabinete de Apoio aos Alunos na Educação em Sexualidadepor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/483por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage540por
oaire.citationEndPage559por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista Ibéro-Americana de Estudos em Educaçãopor
oaire.citationVolume8por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Ibéro-Americana de Estudos em Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gonçalves & Vilaça, T. (2013)_8 (2), 540-559.pdfDocumento principal283,01 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID