Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32539
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Cândida Maria Machado | por |
dc.contributor.author | Vilaça, Teresa | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-08T13:58:35Z | - |
dc.date.available | 2015-01-08T13:58:35Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Gonçalves, C. M. M. & Vilaça, T. (2013). Perceções de professores do ensino secundário em Portugal sobre o papel da disciplina de Biologia e do Gabinete de Apoio aos Alunos na Educação em Sexualidade, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 8 (2), 540-559. | por |
dc.identifier.issn | 1982-5587 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32539 | - |
dc.description.abstract | A educação em sexualidade (ES) em Portugal, por se tratar de uma área de formação pessoal e social, exige a adopção de um currículo aberto e flexível com a participação ativa dos/as alunos/as. Por essa razão, a ES tem vindo a ser integrada no currículo escolar nomeadamente na disciplina de Biologia e Gabinete de Apoio ao Aluno/a (GAA). Neste sentido, foi desenvolvida uma investigação em escolas portuguesas que, entre outros objetivos, pretendeu: i) caracterizar as concepções de professores/as do GAA e professores/as de Biologia, do Ensino Secundário, sobre o papel da disciplina de Biologia e do GAA na ES dos/as jovens; ii) descrever a forma como concebem o GAA como uma estrutura de suporte na ES. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa, exploratória e descritiva, em que a recolha dos dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas a professores/as responsáveis pelo GAA (n=6) e professores/asde Biologia (n=6). A maior parte dos/as entrevistados/as atribuiu à Biologia e ao GAA um papel importante na ES no Ensino Secundário, que entenderam como uma área transversal e interdisciplinar onde se ajudam os/as jovens a construir projetos de vida saudáveis. Na sua perspetiva, o programa de Biologia permite o conhecimento da dimensão biológica da sexualidade, daí a importância da sua articulação com o GAA. O GAA foi considerado como uma estrutura de suporte à ES, porque além de colaborar nos projetos de ES deverá ser um serviço social, onde o/a professor/a age como conselheiro/a e encaminha o/a aluno/a para outras instituições.Estes resultados têm implicações a nível da formação de professores/as, da articulação entre as áreas curriculares disciplinares e o GAA e da (re) estruturação dos GAA em função dos normativos legais. | por |
dc.description.sponsorship | Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | UNESP | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação em sexualidade | por |
dc.subject | Disciplina de Biologia | por |
dc.subject | Gabinete de Apoio ao aluno/a | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Professoras | por |
dc.title | Perceções de professores do ensino secundário em Portugal sobre o papel da disciplina de biologia e do Gabinete de Apoio aos Alunos na Educação em Sexualidade | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/483 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 540 | por |
oaire.citationEndPage | 559 | por |
oaire.citationIssue | 2 | por |
oaire.citationTitle | Revista Ibéro-Americana de Estudos em Educação | por |
oaire.citationVolume | 8 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Revista Ibéro-Americana de Estudos em Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gonçalves & Vilaça, T. (2013)_8 (2), 540-559.pdf | Documento principal | 283,01 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |