Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/32497

TitleCrescer para ser : caminho para a autonomia
Author(s)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Russo, Sónia Leandra Teixeira Fernandes
Cunha, Sara Rita Ferreira da
KeywordsJovens institucionalizadas
Intervenção socioeducativa
Autonomia
Institutionalized young people
Socio-educational intervention
Autonomy
Joven institucionalizada
Intervención socioeducativa
Issue date2014
PublisherCentro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
JournalRevista de Ciências da Educação
Abstract(s)"Crescer para Ser - Caminho para a Autonomia" foi um projeto desenvolvido ao longo de 12 meses, numa resposta social de Lar de Infância e Juventude de um Centro Social que se centrou na promoção de novas práticas no contexto do acolhimento institucional, dando forma a um projeto de acolhimento residencial, ou seja, um projeto de acolhimento o mais aproximado possível de uma unidade familiar, favorecedor de um desenvolvimento humano integral. A nossa intervenção consistiu na concepção, implementação e avaliação de oito ateliers temáticos, favorecedores da preparação para a autonomia e transição para a vida adulta de uma forma sustentada. Desenvolveram-se atividades em três Ateliers (Comportamentos Pessoais e Sociais; Relações Interpessoais e Acompanhamento ao Estudo) em que foram dinamizadas atividades de cariz socioeducativo, que permitiram desenvolver competências ao nível da autonomia pessoal e relacional favorecendo, simultaneamente, o fortalecimento de relações interpessoais entre as participantes e a consciencialização para cuidados preventivos de saúde e estilos de vida saudável. E em outros cinco ateliers (Gestão Doméstica, Tratamento de Roupa, Cozinha e Alimentação, Manutenção e Oficinas e Inserção na Vida Ativa) em que foram dinamizados vários tipos de atividades de cariz lúdico- formativo, com o objetivo de desenvolver competências ao nível da autonomia funcional, promovendo conhecimentos e capacidades para o ingresso numa vida autónoma em termos pessoais e ativa em termos profissionais.
This project resulted from an action-research program developed with 15 to 21 year-old people living under institutional care, with the aim of promoting their autonomy through the acquisition of personal, social, functional and professional skills to promote an integral development; to endow young people with relevant knowledge and expertise for enhancing and promoting their emancipation and independence. Methodologically, our intervention was developed using qualitative methodologies, namely participatory action research. We resorted to sociocultural animation to promote the active involvement of participants. The project was structured upon the implementation of eight thematic workshops aimed to develop skills concerning personal, relational and functional autonomy. Results: The intervention had very positive results. The final evaluation of the project showed that the participants living in residential settings (even if integrated in the host institution) revealed no difficulties in managing 'their' home. Besides, two of them were integrated into working life.
Este proyecto resultó de una investigación / intervención con jóvenes en situación residencial de atención institucional, con edades comprendidas entre 15 y 21 años de edad, cuyo objetivo se centra en la promoción de la independencia a través de la adquisición de habilidades personales, sociales y funcionales profesionales que buscan un desarrollo integral; dotar a los jóvenes de conocimientos y aprendizaje potenciadores y promotores de la emancipación y la independencia. Metodológicamente, la intervención se ha desarrollado utilizando las metodologías del paradigma cualitativo. Mientras trabajaba en una investigación-acción participativa se utilizó la animación sociocultural promover la implicación y la participación activa de los participantes a través de métodos y técnicas activas. El proyecto fue desarrollado en base a la aplicación de los ocho talleres dirigidos a desarrollar habilidades en la autonomía personal, relacional y funcional. Resultados: La intervención tuvo resultados muy positivos ya que los participantes de evaluación final, que viven en un apartamento de la autonomía (aunque parte de la institución de acogida) reveló tener ninguna dificultad en la toma de la gestión de su hogar, así como dos de ellos han logrado integración en la vida laboral.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/32497
ISSN2317-6091
Publisher versionhttp://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/321
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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