Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32497

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, Maria da Conceição Pintopor
dc.contributor.authorRusso, Sónia Leandra Teixeira Fernandespor
dc.contributor.authorCunha, Sara Rita Ferreira dapor
dc.date.accessioned2015-01-07T18:37:28Z-
dc.date.available2015-01-07T18:37:28Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn2317-6091por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32497-
dc.description.abstract"Crescer para Ser - Caminho para a Autonomia" foi um projeto desenvolvido ao longo de 12 meses, numa resposta social de Lar de Infância e Juventude de um Centro Social que se centrou na promoção de novas práticas no contexto do acolhimento institucional, dando forma a um projeto de acolhimento residencial, ou seja, um projeto de acolhimento o mais aproximado possível de uma unidade familiar, favorecedor de um desenvolvimento humano integral. A nossa intervenção consistiu na concepção, implementação e avaliação de oito ateliers temáticos, favorecedores da preparação para a autonomia e transição para a vida adulta de uma forma sustentada. Desenvolveram-se atividades em três Ateliers (Comportamentos Pessoais e Sociais; Relações Interpessoais e Acompanhamento ao Estudo) em que foram dinamizadas atividades de cariz socioeducativo, que permitiram desenvolver competências ao nível da autonomia pessoal e relacional favorecendo, simultaneamente, o fortalecimento de relações interpessoais entre as participantes e a consciencialização para cuidados preventivos de saúde e estilos de vida saudável. E em outros cinco ateliers (Gestão Doméstica, Tratamento de Roupa, Cozinha e Alimentação, Manutenção e Oficinas e Inserção na Vida Ativa) em que foram dinamizados vários tipos de atividades de cariz lúdico- formativo, com o objetivo de desenvolver competências ao nível da autonomia funcional, promovendo conhecimentos e capacidades para o ingresso numa vida autónoma em termos pessoais e ativa em termos profissionais.por
dc.description.abstractThis project resulted from an action-research program developed with 15 to 21 year-old people living under institutional care, with the aim of promoting their autonomy through the acquisition of personal, social, functional and professional skills to promote an integral development; to endow young people with relevant knowledge and expertise for enhancing and promoting their emancipation and independence. Methodologically, our intervention was developed using qualitative methodologies, namely participatory action research. We resorted to sociocultural animation to promote the active involvement of participants. The project was structured upon the implementation of eight thematic workshops aimed to develop skills concerning personal, relational and functional autonomy. Results: The intervention had very positive results. The final evaluation of the project showed that the participants living in residential settings (even if integrated in the host institution) revealed no difficulties in managing 'their' home. Besides, two of them were integrated into working life.por
dc.description.abstractEste proyecto resultó de una investigación / intervención con jóvenes en situación residencial de atención institucional, con edades comprendidas entre 15 y 21 años de edad, cuyo objetivo se centra en la promoción de la independencia a través de la adquisición de habilidades personales, sociales y funcionales profesionales que buscan un desarrollo integral; dotar a los jóvenes de conocimientos y aprendizaje potenciadores y promotores de la emancipación y la independencia. Metodológicamente, la intervención se ha desarrollado utilizando las metodologías del paradigma cualitativo. Mientras trabajaba en una investigación-acción participativa se utilizó la animación sociocultural promover la implicación y la participación activa de los participantes a través de métodos y técnicas activas. El proyecto fue desarrollado en base a la aplicación de los ocho talleres dirigidos a desarrollar habilidades en la autonomía personal, relacional y funcional. Resultados: La intervención tuvo resultados muy positivos ya que los participantes de evaluación final, que viven en un apartamento de la autonomía (aunque parte de la institución de acogida) reveló tener ninguna dificultad en la toma de la gestión de su hogar, así como dos de ellos han logrado integración en la vida laboral.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJovens institucionalizadaspor
dc.subjectIntervenção socioeducativapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectInstitutionalized young peoplepor
dc.subjectSocio-educational interventionpor
dc.subjectAutonomypor
dc.subjectJoven institucionalizadapor
dc.subjectIntervención socioeducativapor
dc.titleCrescer para ser : caminho para a autonomiapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/321por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage35por
oaire.citationEndPage50por
oaire.citationIssue30por
oaire.citationTitleRevista de Ciências da Educaçãopor
oaire.citationVolume01por
sdum.journalRevista de Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Crescer para Ser - Caminho para a Autonomia.pdf330,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID