Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32427

TítuloPIBID: um contributo para o (des) encantamento do licenciando em geografia do IFRN: um estudo de caso
Outro(s) título(s)A contribution to the PIBID (des) enchantment in the geography of licensing IFRN: a case study
Autor(es)Miranda, Levi R.
Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveIniciação a docência
Encantamento com a profissão
Educação básica
Iniciation to teching
Charming with the profession
Basic education
Data2013
EditoraInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
RevistaHolos
Resumo(s)O presente trabalho tem por objetivo divulgar uma pesquisa, no âmbito do doutoramento, que destaca, essencialmente, analisar a contribuição que tem o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na decisão pessoal do licenciando em geografia do IFRN, sobre seu encantamento para ser professor. Pretende-se realizar uma pesquisa de cariz qualitativo, compreensiva, explorando ideias de vários autores que estudam esta problemática de investigação, analisando documentos que informam a política de formação de professores no Brasil e inquirindo intervenientes diretos neste processo. Através da iniciação à prática docente, o aluno-professor, terá condições para fazer uma reflexão sobre a sua futura atuação profissional. O PIBID, programa do Ministério da Educação, tem como finalidade antecipar o vínculo entre os licenciandos, a sala de aula e os ambientes escolares na rede pública de educação formal, articulando o ensino superior, a escola e os sistemas de educação. Perspectiva-se que este programa possa vir a acrescentar algumas estratégias de aprendizagem inovadoras nas aulas de geografia, articuladas com as táticas educacionais, formas de fazer, já praticadas pelos professores desta ciência geográfica. Atualmente, na área do subprojeto da licenciatura em Geografia, o PIBID tem a sua atuação em oito escolas da rede estadual de educação básica, com a participação de 42 bolsistas. Desta forma, é-lhe proporcionada a oportunidade de uma tomada de decisão pessoal consciente e refletida sobre o ato de ensinar, assumindo e se encantando, realmente, com sua futura profissão e desenvolvimento profissional.
This paper aims to disseminate research within the PhD, which focuses essentially on analyzing the contribution has the Institutional Program Initiation Scholarship to Teaching (PIBID), the decision of the licensing staff in geography IFRN on your enchantment to be a teacher. We intend to conduct a search of a qualitative nature, understanding, exploring ideas of several authors who study this problem research, analyzing the policy documents that inform teacher training in Brazil and inquiring direct stakeholders in this process. Through initiation into teaching practice, the student-teacher, will be able to reflect on their future professional practice. The PIBID, program of the Ministry of Education, aims to anticipate the link between the licensees, the classroom and school environments in the public formal education, linking higher education, schools and education systems. It is expected that this program is likely to add some innovative learning strategies in geography lessons, articulated with the educational tactics, ways of doing, as practiced by teachers in this geographical science. Currently, the area of the subproject's degree in Geography, the PIBID has its operations in eight schools of the state of basic education, with the participation of 42 scholars. This way, you are afforded the opportunity of a personal decision-making conscious and reflected on the act of teaching, taking and charming, really, with their future profession and professional development.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32427
ISSN1807-1600
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem
CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Miranda & Viana, 1695-5529-1-PB.pdf
Acesso restrito!
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