Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32307

TítuloO professor e o desenvolvimento da capacidade de argumentação : equações do 2.º grau na Antiga Babilónia com alunos do 9.º ano
Autor(es)Martinho, Maria Helena
Gil, Paulo Duarte Bastos
Palavras-chaveArgumentação matemática
Papel do professor
Equações do 2.º grau
História da Matemática
Data2014
EditoraUniversidade de Lisboa
Resumo(s)O presente capítulo tem como principal objetivo mostrar como é possível, através de uma sequência de aulas cujas tarefas estão alicerçadas na História da Matemática, criar um contexto de argumentação. Assim, identificam-se os argumentos produzidos pelos alunos e os papéis do professor na construção desse contexto que os potencia. Ao longo do capítulo é apresentada uma sequência de ensino proposta a uma turma do 9.º ano para a introdução da fórmula resolvente das equações do 2.º grau. Através da experiência preparada e acompanhada pelo professor, foi possível identificar que os alunos recorreram a diferentes tipos de argumentos que evidenciam diferentes graus de formalidade e tipo de raciocínio. O professor desempenhou ao longo da experiência diferentes papéis – na construção da aula como comunidade, na garantia do discurso produzido na aula, em que se destaca o foco na argumentação, na seleção e uso das tarefas, e no próprio conhecimento — que o ajudaram a concretizar a experiência.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32307
ISBN978-989-8753-06-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
P3M_Martinho_Gil.pdf1,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID