Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32307
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martinho, Maria Helena | por |
dc.contributor.author | Gil, Paulo Duarte Bastos | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-05T14:16:26Z | - |
dc.date.available | 2015-01-05T14:16:26Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-06-9 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32307 | - |
dc.description.abstract | O presente capítulo tem como principal objetivo mostrar como é possível, através de uma sequência de aulas cujas tarefas estão alicerçadas na História da Matemática, criar um contexto de argumentação. Assim, identificam-se os argumentos produzidos pelos alunos e os papéis do professor na construção desse contexto que os potencia. Ao longo do capítulo é apresentada uma sequência de ensino proposta a uma turma do 9.º ano para a introdução da fórmula resolvente das equações do 2.º grau. Através da experiência preparada e acompanhada pelo professor, foi possível identificar que os alunos recorreram a diferentes tipos de argumentos que evidenciam diferentes graus de formalidade e tipo de raciocínio. O professor desempenhou ao longo da experiência diferentes papéis – na construção da aula como comunidade, na garantia do discurso produzido na aula, em que se destaca o foco na argumentação, na seleção e uso das tarefas, e no próprio conhecimento — que o ajudaram a concretizar a experiência. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Lisboa | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Argumentação matemática | por |
dc.subject | Papel do professor | por |
dc.subject | Equações do 2.º grau | por |
dc.subject | História da Matemática | por |
dc.title | O professor e o desenvolvimento da capacidade de argumentação : equações do 2.º grau na Antiga Babilónia com alunos do 9.º ano | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 313 | por |
oaire.citationEndPage | 340 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citationTitle | Práticas profissionais de professores de Matemática | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Práticas profissionais de professores de Matemática | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
P3M_Martinho_Gil.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |