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https://hdl.handle.net/1822/32307
Título: | O professor e o desenvolvimento da capacidade de argumentação : equações do 2.º grau na Antiga Babilónia com alunos do 9.º ano |
Autor(es): | Martinho, Maria Helena Gil, Paulo Duarte Bastos |
Palavras-chave: | Argumentação matemática Papel do professor Equações do 2.º grau História da Matemática |
Data: | 2014 |
Editora: | Universidade de Lisboa |
Resumo(s): | O presente capítulo tem como principal objetivo mostrar como é possível, através de uma sequência de aulas cujas tarefas estão alicerçadas na História da Matemática, criar um contexto de argumentação. Assim, identificam-se os argumentos produzidos pelos alunos e os papéis do professor na construção desse contexto que os potencia. Ao longo do capítulo é apresentada uma sequência de ensino proposta a uma turma do 9.º ano para a introdução da fórmula resolvente das equações do 2.º grau. Através da experiência preparada e acompanhada pelo professor, foi possível identificar que os alunos recorreram a diferentes tipos de argumentos que evidenciam diferentes graus de formalidade e tipo de raciocínio. O professor desempenhou ao longo da experiência diferentes papéis – na construção da aula como comunidade, na garantia do discurso produzido na aula, em que se destaca o foco na argumentação, na seleção e uso das tarefas, e no próprio conhecimento — que o ajudaram a concretizar a experiência. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32307 |
ISBN: | 978-989-8753-06-9 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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