Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31809

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Marta Angélica Iossipor
dc.contributor.authorSilva, Jorge Luiz dapor
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Oliveirapor
dc.contributor.authorOliveira, Wanderlei Abadio depor
dc.contributor.authorMedeiros, Marcelopor
dc.date.accessioned2014-12-10T14:35:23Z-
dc.date.available2014-12-10T14:35:23Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1980-220X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/31809-
dc.description.abstractObjetivo: Compreender o bullying escolar, na perspectiva dos professores, e refletir sobre as possíveis ações da área da saúde em seu enfrentamento. Para tanto, tomaram- se por base as diretrizes do Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Saúde e da Educação. Método: Estudo de caso qualitativo, realizado com professores de uma escola pública de Minas Gerais. Foram utilizados grupos focais na coleta de dados e o material empírico foi decodificado a partir de técnica de análise temática de conteúdo, resultando em uma categoria analítica: concepções e experiências de professores diante do bullying. Resultados: Foram identificadas percepções pontuais sobre o fenômeno e utilização de recursos de intervenção pouco eficazes. No plano interpretativo, problematizaram-se as contribuições da saúde e da enfermagem no redimensionamento das intervenções e no processo de formação continuada dos professores. Conclusão: Os resultados apontam para a construção de práticas intersetoriais para o enfrentamento do bullying.por
dc.description.abstractTo understand school bullying from the perspective of teachers and reflect about the possible actions of the health area when coping with it. The guidelines of the School Health Program of the Ministries of Health and Education were used to reach that purpose. Method: A qualitative study carried out with teachers of a public school in Minas Gerais. Focus groups were used to collect data and the empirical material was decoded from thematic analysis of content, resulting in an analytical category: conceptions and experiences of teachers on bullying. Results: Specific perceptions about the phenomenon and the use of ineffective intervention resources were identified. In the interpretive plan were problematized the health and nursing contributions with resizing the interventions and the continuing training process of teachers. Conclusion: The results point to the construction of intersectoral practices forcoping with bullying.por
dc.description.abstractObjetivo: Comprender el bullying escolar desde la perspectiva de los profesores, y reflexionar sobre las posibles acciones del área de salud en su enfrentamiento. Tomando como base los lineamientos del Programa de Salud Escolar, de los Ministerios de Salud y de Educación. Método: Estudio de caso cualitativo realizado con los profesores de una escuela pública en Minas Gerais. Para la recolección de datos se utilizaron grupos focales y el material empírico fue decodificado a partir de la técnica de análisis temático de contenido, dando lugar a una categoría analítica: concepciones y experiencias de los profesores sobre el acoso escolar. Resultados: Se identificaron percepciones específicas sobre el fenómeno y la utilización de recursos ineficaces de intervención. En el plano interpretativo, se problematizaron las contribuciones de la salud y de la enfermería en el redimensionamiento de las intervenciones y en el proceso de formación continua de los profesores. Conclusión: Los resultados apuntan a la construcción de prácticas intersectoriales para el enfrentamiento del bullying.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectSaúde escolarpor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectPromoção da Saúdepor
dc.subjectViolencepor
dc.subjectSchoolspor
dc.subjectStudentspor
dc.subjectSchool healthpor
dc.subjectNursingpor
dc.subjectHealth promotionpor
dc.subjectEstudiantespor
dc.subjectSalud escolarpor
dc.subjectEnfermeríapor
dc.subjectPromoción de la saludpor
dc.titleO olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagempor
dc.title.alternativeThe view of teachers on bullying and implications for nursing-
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n4/pt_0080-6234-reeusp-48-04-723.pdfpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage723por
oaire.citationEndPage730por
oaire.citationIssue4por
oaire.citationTitleRevista da Escola de Enfermagem da USPpor
oaire.citationVolume48por
dc.identifier.doi10.1590/S0080-623420140000400021por
dc.identifier.pmid25338255por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.wosScience & Technologypor
sdum.journalRevista da Escola de Enfermagem da USPpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
The view of teachers on bullying and implications for nursering PORTUGUÊS.pdfDocumento Principal420,12 kBAdobe PDFVer/Abrir
The view of teachers on bullying and implications for nursering.pdfDocumento em inglês331,53 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID