Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/31220
Título: | Avaliação do impacto das práticas do CMMI do nível 4 no desempenho de equipas piloto de desenvolvimento de software |
Outro(s) título(s): | Assessing the impact of CMMI practices on performance level 4 pilot software development teams |
Autor(es): | Pina, Maria Domingas Dias de |
Orientador(es): | Ribeiro, Pedro Miguel Gonzalez de Abreu |
Palavras-chave: | CMMI Desenvolvimento de software Equipas piloto Software development Development teams |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O mundo empresarial tem sofrido um desenvolvimento constante nas últimas
décadas devido à evolução tecnológica, não só por causa da rápida proliferação das
novas tecnologias de informação na sociedade, como também a conceção e
desenvolvimento de software com base em tecnologias de ponta, contribuindo para
surgimento de várias soluções inovadoras no mercado empresarial.
O modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido,
com o intuito de melhorar a qualidade dos processos de desenvolvimento e integração
de software. É um modelo de melhoria de processo que possui dois tipos de
representação: faseada e contínua. Esta dissertação irá abordar a representação faseada
no nível 4 de maturidade, envolvendo seis equipas piloto de desenvolvimento de
software, com número de membros entre 12 e 19, da disciplina de DAI
(Desenvolvimento de Aplicações Informáticas) num ambiente académico com uma
certa facilidade de intervenção. Com base em alguns estudos bibliográficos e usando o
método de investigação qualitativa e quantitativa junto das equipas de desenvolvimento
de software, procura-se determinar o relacionamento entre a adoção e
institucionalização das boas práticas do modelo CMMI e o desempenho da equipa em
termos de qualidade do produto e desempenho dos processos. Foi utilizada a estratégia
de investigação estudo de caso.
Inicialmente efetuou-se uma análise minuciosa dos relatórios dos projetos
elaborados pelas equipas piloto de desenvolvimento de software. Com os resultados
obtidos da análise de artefactos desenvolveu-se um levantamento do estado atual das
equipas piloto em cada uma das áreas de processo, sendo finalmente realizado o
diagnóstico de cada equipa. Ao efetuar a análise dos artefactos apresentados pelas
equipas piloto, poderemos afirmar que, genericamente as equipas piloto com maior
cumprimento do CMMI no nível 4 de maturidade apresentaram melhores resultados
tanto na perspetiva do cliente como também na dos docentes. The business world has undergone constant development in recent decades due to technological developments, not only because of the rapid proliferation of new information technologies in society, as well as the design and development of software based on leading edge technologies, contributing to the emergence of several innovative solutions in the enterprise market. CMMI (Capability Maturity Model Integration) was developed in order to improve the quality of development processes and software integration. It is a process improvement model that has two kinds of representations: staged and continuous. This dissertation will address the phased representation at level 4 maturity, involving 6 pilot software development teams, with number of members between 12 and 19, in the discipline of DAI (development of software applications). These teams work in an academic environment, allowing a certain ease of intervention. Based on some bibliographic studies and method of qualitative and quantitative research among teams of software development, we seek to determine the relationship between the adoption and institutionalization of good practices of the CMMI model and team performance in terms of product quality and performance processes. We used the research strategy case study. Initially we conducted a thorough analysis of the reports developed by the pilot software development teams. With the results obtained from the analysis of artifacts, we develop a survey of the current state of the pilot teams in each of the process areas, and finally carried the diagnosis of each team. Performing the analysis of the artifacts presented by pilot teams we can say that, generically pilot teams with greater compliance with the CMMI maturity level 4 showed better results both in the perspective of the client as well as on the teachers. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Sistemas de Informação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/31220 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação-MSI-MariaPina-2014.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |