Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31220

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Pedro Miguel Gonzalez de Abreu-
dc.contributor.authorPina, Maria Domingas Dias depor
dc.date.accessioned2014-11-24T15:36:05Z-
dc.date.available2014-11-24T15:36:05Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/31220-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Sistemas de Informaçãopor
dc.description.abstractO mundo empresarial tem sofrido um desenvolvimento constante nas últimas décadas devido à evolução tecnológica, não só por causa da rápida proliferação das novas tecnologias de informação na sociedade, como também a conceção e desenvolvimento de software com base em tecnologias de ponta, contribuindo para surgimento de várias soluções inovadoras no mercado empresarial. O modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido, com o intuito de melhorar a qualidade dos processos de desenvolvimento e integração de software. É um modelo de melhoria de processo que possui dois tipos de representação: faseada e contínua. Esta dissertação irá abordar a representação faseada no nível 4 de maturidade, envolvendo seis equipas piloto de desenvolvimento de software, com número de membros entre 12 e 19, da disciplina de DAI (Desenvolvimento de Aplicações Informáticas) num ambiente académico com uma certa facilidade de intervenção. Com base em alguns estudos bibliográficos e usando o método de investigação qualitativa e quantitativa junto das equipas de desenvolvimento de software, procura-se determinar o relacionamento entre a adoção e institucionalização das boas práticas do modelo CMMI e o desempenho da equipa em termos de qualidade do produto e desempenho dos processos. Foi utilizada a estratégia de investigação estudo de caso. Inicialmente efetuou-se uma análise minuciosa dos relatórios dos projetos elaborados pelas equipas piloto de desenvolvimento de software. Com os resultados obtidos da análise de artefactos desenvolveu-se um levantamento do estado atual das equipas piloto em cada uma das áreas de processo, sendo finalmente realizado o diagnóstico de cada equipa. Ao efetuar a análise dos artefactos apresentados pelas equipas piloto, poderemos afirmar que, genericamente as equipas piloto com maior cumprimento do CMMI no nível 4 de maturidade apresentaram melhores resultados tanto na perspetiva do cliente como também na dos docentes.por
dc.description.abstractThe business world has undergone constant development in recent decades due to technological developments, not only because of the rapid proliferation of new information technologies in society, as well as the design and development of software based on leading edge technologies, contributing to the emergence of several innovative solutions in the enterprise market. CMMI (Capability Maturity Model Integration) was developed in order to improve the quality of development processes and software integration. It is a process improvement model that has two kinds of representations: staged and continuous. This dissertation will address the phased representation at level 4 maturity, involving 6 pilot software development teams, with number of members between 12 and 19, in the discipline of DAI (development of software applications). These teams work in an academic environment, allowing a certain ease of intervention. Based on some bibliographic studies and method of qualitative and quantitative research among teams of software development, we seek to determine the relationship between the adoption and institutionalization of good practices of the CMMI model and team performance in terms of product quality and performance processes. We used the research strategy case study. Initially we conducted a thorough analysis of the reports developed by the pilot software development teams. With the results obtained from the analysis of artifacts, we develop a survey of the current state of the pilot teams in each of the process areas, and finally carried the diagnosis of each team. Performing the analysis of the artifacts presented by pilot teams we can say that, generically pilot teams with greater compliance with the CMMI maturity level 4 showed better results both in the perspective of the client as well as on the teachers.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCMMIpor
dc.subjectDesenvolvimento de softwarepor
dc.subjectEquipas pilotopor
dc.subjectSoftware developmentpor
dc.subjectDevelopment teamspor
dc.titleAvaliação do impacto das práticas do CMMI do nível 4 no desempenho de equipas piloto de desenvolvimento de softwarepor
dc.title.alternativeAssessing the impact of CMMI practices on performance level 4 pilot software development teamspor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc681.3.06-
dc.identifier.tid201094711por
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-MSI-MariaPina-2014.pdf2,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID