Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30699
Título: | Fundamentos para uma visão holística do Currículo - Teoria Curricular e Práxis Pedagógica, no DLBSE-CV/2010 |
Autor(es): | Cardoso, Sílvia Maria Castro Fortes Pacheco, José Augusto |
Palavras-chave: | Políticas educativas e curriculares Reforma e inovação curriculares Revisão curricular Práticas educativas Educational and curricular policies Reform and curricular innovation Curricular revision Educational practices |
Data: | 2013 |
Editora: | Edições Uni-Cv |
Resumo(s): | De um território emergente de práticas educativas e pedagógicas, o currículo afirmou-se como espaço de trabalho, de realização e de debate educacional, pondo em evidência diferentes modos de assegurar o direito à educação escolar, de crianças e jovens nos seus contextos físicos e culturais.
Sendo uma realidade dinâmica, a ecologia do território curricular reage integrando desafios e inovações proporcionadas na sociedade global, seja para a promoção socioeducativa local, seja para a integração transnacional dos cidadãos. Este processo, que entendemos complexo e comprometido ideologicamente, integra uma multiplicidade de referências e contextos decisionais, alimentando-se de práticas de ensino e de formação que contribuem tanto para a sua realização como para motivar novas performances em consequência do desenvolvimento social, científico e tecnológico, entre outros. Nesta comunicação pretendemos partilhar uma visão holística do currículo, pondo em evidências marcos teóricos e práticos para fomentar uma discussão em torno das atuais decisões educativas e do seu eventual impacto na (re)construção do currículo do ensino regular, no âmbito da reforma educativa em curso. Para o efeito, consideramos a observação e análise de práticas ditadas pela revisão curricular, em curso, em harmonia com os textos legais. From a territory emerging from educational and pedagogical practices, the curriculum became a place of work, of achievement and educational debate, highlighting different ways to ensure the right to school education for children and youths in the ír physical and cultural contexts. As a dynamic reality, the ecology of the curricular territory reacts by integrating challenges and innovations given by the global society, both for the local social-educational promotion and for the transnational integration of citizens. This process, which one considers to be complex and ideologically compromised, integrates a multitude of references and decision-making contexts, feeding of teaching and training practices that greatly contribute to its realization and to motivate new performances as a result of social, scientific and technological developments, among others. In this communication, one wants to share a holistic vision of the curriculum, emphasizing theoretical and practical milestones to foster a discussion regarding the current educational decision and their possible impact on the (re)construction of the curriculum of the Cape Verdean regular education, within the on-going educational reform. For such, one considered the observation and analysis of practices dictated by the on-going curricular revision, together with legal texts. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Nas pegadas das reformas educativas : actas do I Colóquio Cabo-Verdiano...", ISBN 978-989-97833-9-3 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30699 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fundamentos para uma visão holística do Currículo.pdf | 3,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |