Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30699

TítuloFundamentos para uma visão holística do Currículo - Teoria Curricular e Práxis Pedagógica, no DLBSE-CV/2010
Autor(es)Cardoso, Sílvia Maria Castro Fortes
Pacheco, José Augusto
Palavras-chavePolíticas educativas e curriculares
Reforma e inovação curriculares
Revisão curricular
Práticas educativas
Educational and curricular policies
Reform and curricular innovation
Curricular revision
Educational practices
Data2013
EditoraEdições Uni-Cv
Resumo(s)De um território emergente de práticas educativas e pedagógicas, o currículo afirmou-se como espaço de trabalho, de realização e de debate educacional, pondo em evidência diferentes modos de assegurar o direito à educação escolar, de crianças e jovens nos seus contextos físicos e culturais. Sendo uma realidade dinâmica, a ecologia do território curricular reage integrando desafios e inovações proporcionadas na sociedade global, seja para a promoção socioeducativa local, seja para a integração transnacional dos cidadãos. Este processo, que entendemos complexo e comprometido ideologicamente, integra uma multiplicidade de referências e contextos decisionais, alimentando-se de práticas de ensino e de formação que contribuem tanto para a sua realização como para motivar novas performances em consequência do desenvolvimento social, científico e tecnológico, entre outros. Nesta comunicação pretendemos partilhar uma visão holística do currículo, pondo em evidências marcos teóricos e práticos para fomentar uma discussão em torno das atuais decisões educativas e do seu eventual impacto na (re)construção do currículo do ensino regular, no âmbito da reforma educativa em curso. Para o efeito, consideramos a observação e análise de práticas ditadas pela revisão curricular, em curso, em harmonia com os textos legais.
From a territory emerging from educational and pedagogical practices, the curriculum became a place of work, of achievement and educational debate, highlighting different ways to ensure the right to school education for children and youths in the ír physical and cultural contexts. As a dynamic reality, the ecology of the curricular territory reacts by integrating challenges and innovations given by the global society, both for the local social-educational promotion and for the transnational integration of citizens. This process, which one considers to be complex and ideologically compromised, integrates a multitude of references and decision-making contexts, feeding of teaching and training practices that greatly contribute to its realization and to motivate new performances as a result of social, scientific and technological developments, among others. In this communication, one wants to share a holistic vision of the curriculum, emphasizing theoretical and practical milestones to foster a discussion regarding the current educational decision and their possible impact on the (re)construction of the curriculum of the Cape Verdean regular education, within the on-going educational reform. For such, one considered the observation and analysis of practices dictated by the on-going curricular revision, together with legal texts.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em "Nas pegadas das reformas educativas : actas do I Colóquio Cabo-Verdiano...", ISBN 978-989-97833-9-3
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30699
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fundamentos para uma visão holística do Currículo.pdf3,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID