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https://hdl.handle.net/1822/30680
Título: | Evaluation of sustainable technologies for the production of recycled asphalt mixtures |
Outro(s) título(s): | Avaliação de tecnologias sustentáveis para produção de misturas betuminosas recicladas |
Autor(es): | Silva, Carina Adelaide da Costa e |
Orientador(es): | Oliveira, Joel Silva, Hugo Manuel Ribeiro Dias da |
Palavras-chave: | Recycled asphalt mixtures Rejuvenator WMA additive Performance Misturas betuminosas recicladas Rejuvenescedor Aditivo redutor de temperatura Desempenho |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | The concept of "Sustainable Development" has been on the agenda, acquiring an increasing
importance on a global scale. This fact results from an environmental awareness among
citizens in general, and particularly of entities able to enhance and contribute on a larger scale
for their development.
The need for a more effective response to the topic of sustainability, namely in the Civil
Engineering area, has stimulated the development of new constructive techniques that take
into account the specifications necessary for construction and simultaneously obtaining
acceptable values of sustainability. Thus, recycling of materials is currently gaining
popularity, as one of the possible solutions for the rehabilitation of all types of constructions.
In particular, the techniques used for the rehabilitation of road pavements have increasingly
been the target of innovative recycling processes. One of the latest goals is to develop
recycling procedures that incorporate higher rates of RAP material, maintaining the quality
and the performance of the mixtures, when compared with conventional new asphalt
mixtures.
In the present work, a recycling rate of 50% was used in order to increase the sustainability of
the resulting asphalt mixture. This led to the need of a rejuvenating agent that would recover
part of the original properties of the aged binder. The selected additive also had the capability
of reducing the production temperature of the mixture, improving the energy efficiency of the
process.
Based on the results obtained in the present work, it was possible to confirm that recycled
mixtures with 50% RAP incorporation can be produced with a performance similar to that of
a conventional new mixture. A temática da sustentabilidade tem estado na ordem do dia, adquirindo cada vez uma maior importância à escala global. Este facto resulta de uma consciencialização ambiental por parte dos cidadãos em geral, e particularmente das entidades capazes de valorizar e contribuir em maior escala para o seu desenvolvimento. A necessidade de dar uma resposta mais eficaz ao tema da sustentabilidade, nomeadamente na área da Engenharia Civil, tem vindo a estimular o desenvolvimento de novas técnicas construtivas que têm em conta as especificações necessárias à construção e simultaneamente a obtenção de valores de sustentabilidade aceitáveis. Assim, a reciclagem de materiais tem vindo a ganhar popularidade, assumindo-se como uma das soluções possíveis para a reabilitação de todos os tipos de construções. No que se refere à reabilitação de pavimentos rodoviários, em particular, estes tem sido cada vez mais alvo de processos de reciclagens inovadores. Um dos objetivos é o desenvolvimento de processos de reciclagem que incorporem taxas de reciclagem elevadas, mantendo a qualidade e o desempenho das misturas, por comparação com misturas betuminosas novas. No presente trabalho foi utilizada uma taxa de reciclagem de 50% de modo a aumentar a sustentabilidade da mistura betuminosa resultante, o que resultou na necessidade da utilização de um agente rejuvenescedor para recuperar parte das propriedades originais do betume envelhecido. O aditivo selecionado tem também a capacidade de reduzir a temperatura de produção da mistura, permitindo uma melhoria da eficiência energética do processo. Com base nos resultados obtidos no presente trabalho conseguiu confirmar-se que é possível produzir misturas com 50% de material fresado, cujo desempenho se assemelha ao de uma mistura betuminosa nova convencional. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Vias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30680 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ISISE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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