Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30680

TítuloEvaluation of sustainable technologies for the production of recycled asphalt mixtures
Outro(s) título(s)Avaliação de tecnologias sustentáveis para produção de misturas betuminosas recicladas
Autor(es)Silva, Carina Adelaide da Costa e
Orientador(es)Oliveira, Joel
Silva, Hugo Manuel Ribeiro Dias da
Palavras-chaveRecycled asphalt mixtures
Rejuvenator
WMA additive
Performance
Misturas betuminosas recicladas
Rejuvenescedor
Aditivo redutor de temperatura
Desempenho
Data2013
Resumo(s)The concept of "Sustainable Development" has been on the agenda, acquiring an increasing importance on a global scale. This fact results from an environmental awareness among citizens in general, and particularly of entities able to enhance and contribute on a larger scale for their development. The need for a more effective response to the topic of sustainability, namely in the Civil Engineering area, has stimulated the development of new constructive techniques that take into account the specifications necessary for construction and simultaneously obtaining acceptable values of sustainability. Thus, recycling of materials is currently gaining popularity, as one of the possible solutions for the rehabilitation of all types of constructions. In particular, the techniques used for the rehabilitation of road pavements have increasingly been the target of innovative recycling processes. One of the latest goals is to develop recycling procedures that incorporate higher rates of RAP material, maintaining the quality and the performance of the mixtures, when compared with conventional new asphalt mixtures. In the present work, a recycling rate of 50% was used in order to increase the sustainability of the resulting asphalt mixture. This led to the need of a rejuvenating agent that would recover part of the original properties of the aged binder. The selected additive also had the capability of reducing the production temperature of the mixture, improving the energy efficiency of the process. Based on the results obtained in the present work, it was possible to confirm that recycled mixtures with 50% RAP incorporation can be produced with a performance similar to that of a conventional new mixture.
A temática da sustentabilidade tem estado na ordem do dia, adquirindo cada vez uma maior importância à escala global. Este facto resulta de uma consciencialização ambiental por parte dos cidadãos em geral, e particularmente das entidades capazes de valorizar e contribuir em maior escala para o seu desenvolvimento. A necessidade de dar uma resposta mais eficaz ao tema da sustentabilidade, nomeadamente na área da Engenharia Civil, tem vindo a estimular o desenvolvimento de novas técnicas construtivas que têm em conta as especificações necessárias à construção e simultaneamente a obtenção de valores de sustentabilidade aceitáveis. Assim, a reciclagem de materiais tem vindo a ganhar popularidade, assumindo-se como uma das soluções possíveis para a reabilitação de todos os tipos de construções. No que se refere à reabilitação de pavimentos rodoviários, em particular, estes tem sido cada vez mais alvo de processos de reciclagens inovadores. Um dos objetivos é o desenvolvimento de processos de reciclagem que incorporem taxas de reciclagem elevadas, mantendo a qualidade e o desempenho das misturas, por comparação com misturas betuminosas novas. No presente trabalho foi utilizada uma taxa de reciclagem de 50% de modo a aumentar a sustentabilidade da mistura betuminosa resultante, o que resultou na necessidade da utilização de um agente rejuvenescedor para recuperar parte das propriedades originais do betume envelhecido. O aditivo selecionado tem também a capacidade de reduzir a temperatura de produção da mistura, permitindo uma melhoria da eficiência energética do processo. Com base nos resultados obtidos no presente trabalho conseguiu confirmar-se que é possível produzir misturas com 50% de material fresado, cujo desempenho se assemelha ao de uma mistura betuminosa nova convencional.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Vias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30680
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ISISE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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