Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30242

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dc.contributor.advisorSilva, Ana Maria Costa e-
dc.contributor.authorSilva, Andréa Patricia Linspor
dc.date.accessioned2014-09-24T13:51:08Z-
dc.date.available2014-09-24T13:51:08Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30242-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)por
dc.description.abstractDurante as décadas de 70 e 80, a política educacional brasileira voltou seus olhos para o suprimento da demanda por qualificação técnica e isso resultou no grande aumento das vagas nas escolas públicas do país. Essa massificação da escolarização gerou problemas como a falta de um currículo estruturado para a realidade educacional distinta da anterior, restrita à formação das oligarquias nacionais. Apesar dos avanços dos discursos sobre a educação brasileira após sua popularização, estudos apontam o Brasil como o país com maior taxa de reprovação escolar no mundo. Em paralelo, observa-se em grande parte da literatura educacional recorrentes considerações acerca da necessidade de contextualizar melhor o currículo das escolas públicas, uma vez que, segundo os críticos, não partem de uma abordagem reflexiva sobre o conhecimento no dia-a-dia dos alunos. Soma-se a isso a existência de um parâmetro de carater nacional que serve de referência para a elaboração dos conteúdos básicos das escolas e que acaba por não atender aos propósitos de implementação de um currículo capaz de contribuir no desenvolvimento do potencial para o trabalho e para a cidadania. Tendo em vista a compreensão dos impactos do fracasso escolar, a presente pesquisa buscou respostas para as seguintes questões: Do ponto de vista da professora e dos estudantes, quais as principais demandas curriculares, considerando a forma como os conteúdos estão organizados, a sua aplicação em sala de aula e os resultados desse processo? Para estes, que tipo de desenvolvimento o ensino aplicado promove ou não promove? A proposta metodológica utilizada considera o estudo de caso, na busca de resposta ao como e por que se organiza o currículo na perspetiva de alunos e professores em face das deliberações legais. Como metodologia de recolha de dados, privilegia a pesquisa documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Projeto Político Pedagógico de uma escola do 5ºano do Ensino Fundamental, bem como o discurso da professora da turma e seus alunos, por meio de entrevista semi-estruturada e observação direta das aulas. No tratamento e análise dos dados, adotamos a metodologia de análise de conteúdo, por esta envolver uma apreensão política do discurso implícito nos textos expressos. Uma análise dos dados recolhidos mostrou resultados contraditórios quanto ao que se pretende nos documentos legais e o que acontece no cotidiano escolar. Espera-se que este estudo possa contribuir para uma reflexão nesta perspetiva educacional a respeito da importância de se produzir coerência entre o que se espera e o que efetivamente se realiza, ao menos, no contexto educacional específico considerado neste estudo.por
dc.description.abstractDuring the 70s and 80s, educational policy brazilian turned his attention to supply the demand for technical skills and this has resulted in large increase of seats for students in public educational institution of the country. This massification of schooling led to problems such as lack of a structured curriculum for the educational reality distinct from previous restricted to the formation of national oligarchies. Despite advances the discourse on education in Brazil after its popularization, it is observed that much of the educational literature raises questions about the need to contextualize the best the public school curriculum, since, according to critics, not start from a reflective approach knowledge about the day-to-day lives of students and this takes away any sense of learning. Added to this the existence of a national character parameter that serves as a reference for the elaboration of the basic contents of schools and that turns out not to fulfill the purposes of implementing a curriculum that can contribute to the not development of the potential for work and citizenship. With a view to understanding the impacts of this phenomenon in the school environment, this research sought answers to the following questions: From the point of view of the teacher and the students, what are the main curricular demands, considering how the contents are organized, their application in the classroom and the results of this process? For the teacher and the students, what kind of development the applied teaching Promotes or does not promote? The methodology used considers the case study, in seeking to answer why and how the curriculum is organized from the perspective of students and teachers in the face of legal deliberations. The methodology for data collection, includes the documentary research of the Parameters National Curriculum and Political Pedagogical Project at a public school, as well as the speech of the teacher and his students, through semi-structured interviews and direct observation of the classes in class of the 5th year of elementary school. In the treatment and analysis of the data, we adopt the methodology of content analysis, this involved a seizure of political discourse implicitly expressed in the texts. An analysis of the data collected showed conflicting results as to what is intended in the legal documents and what happens in school life. It is hoped that this study can contribute to a reflection about the importance of producing coherence between what is expected and what actually takes place in the public schools of the country.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectDiscursos legaispor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectLegal discoursespor
dc.subjectPedagogic practicepor
dc.titleOrganização curricular do ensino fundamental e prática pedagógica com alunos do 5º ano em uma Escola Pública de Salvador, na Bahia, Brasilpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc372.4por
dc.subject.udc371.214por
dc.identifier.tid201472201por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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