Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/29272

TitleFundações jornalísticas: em busca de um novo modelo de negócio para a imprensa
Author(s)Alves, Filipe dos Santos
Advisor(s)Fidalgo, Joaquim
Issue date2013
Abstract(s)O objectivo desta investigação é verificar se as fundações privadas poderão desempenhar um papel no futuro da Imprensa portuguesa, constituindo uma alternativa às empresas jornalísticas com fins lucrativos, dada a falência do tradicional modelo de negócio dos jornais, devido à ‘tempestade perfeita’ causada pela recessão económica e pela difícil adaptação à Era Digital, que pôs em xeque a estrutura de receitas da Imprensa. O ponto de partida desta investigação é o seguinte: se o Jornalismo de qualidade deixou de ser, em muitos casos, rentável como negócio, embora continue a ser necessário para o bem comum, não será chegado o momento de pensar em novas formas de propriedade dos jornais, por serem considerados essenciais numa sociedade democrática e civilizada? Mais especificamente: poderá o futuro da Imprensa passar pela criação de fundações privadas, destinadas à edição de jornais e revistas (em papel e/ou online), sem apoios estatais e financiadas apenas pelo retorno dos seus activos e pelas receitas de circulação e publicidade? Para responder a esta questão, a investigação assentou em três partes: numa primeira fase, passou pela pesquisa bibliográfica e análise documental; numa segunda, tiveram lugar entrevistas com informantes privilegiados; e, por fim, teve lugar um exercício que consistiu na construção de um plano financeiro de modelo de negócio, para aferir a viabilidade económica de um projecto jornalístico sem fins lucrativos, no âmbito de uma fundação. Concluímos que as fundações jornalísticas poderão desempenhar um papel relevante no futuro da Imprensa, assumindo-se como alternativa às empresas com fins lucrativos. Para tal será necessário, porém, que o Estado tome algumas medidas fiscais de incentivo à criação de fundações jornalísticas e institua normas para o funcionamento destas entidades, de modo a assegurar que são dotadas dos recursos necessários para cumprirem os objectivos que justificam a sua criação e a impedir o desvirtuamento do conceito de fundação.
The aim of this investigation is to verify if the private foundations can play a role in the future of the Portuguese press, constituting an alternative to for-profit media companies, given the failure of the traditional newspaper business model, due to the 'perfect storm' caused by the economic downturn and the difficult adjusting to the Digital age, that turned upside down the revenue structure of the newspaper business. The starting point of this research is the following: If Journalism is no longer, in many cases, profitable as a business, although it continues to be necessary for the common good, is this the moment to think of new forms of ownership of newspapers, because they are considered essential in a democratic and civilized society? More specifically: will the future of newspapers be on private foundations financed only by the return of their endowments and the revenue from newspaper circulation (paper and digital) and advertising? To answer this question, the investigation was based on three parts: in the first phase, through bibliographical research and document analysis; in a second, privileged informant interviews took place; and, finally, an exercise which consisted in building a financial plan of a business model, to assess the economic viability of a nonprofit journalistic project, within the framework of a foundation. We conclude that journalistic foundations can play a major role in the future of the press, as an alternative to for-profit companies. To this end it will be necessary, however, that the State take some fiscal measures to encourage the creation of journalistic foundations and set standards for the functioning of these entities to ensure they are provided with the necessary resources to fulfil the objectives that justify its creation and to prevent a distortion of the concept of a Foundation.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29272
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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