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TítuloProgramar para prevenir: o uso do Scratch aplicado à segurança na Internet
Outro(s) título(s)Program for prevention: the use of Scratch applied to Internet security
Autor(es)Lopes, Ana João Ribeiro
Orientador(es)Coutinho, Clara Pereira
Data9-Set-2013
Resumo(s)O ambiente de programação Scratch, criado pelo MIT em 2007, permite criar facilmente histórias interativas, animações, jogos, música e arte e partilhar essas criações na web. Este relatório apresenta o projeto de intervenção pedagógica supervisionada, com uma componente investigativa, que envolveu a utilização do Scratch, como estratégia para promover o desenvolvimento de competências e estruturar conhecimentos relativos à Segurança na Internet. O uso das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente a Web, está generalizado e massificado, na chamada Sociedade de Informação, tornando-se, por isso, cada vez mais importante dotar os alunos de competências para usufruírem desses ambientes de uma forma mais consciente dos riscos, ou seja, mais responsável e segura. O estudo foi implementado numa turma do nono ano do ensino básico, na disciplina de Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação e decorreu ao longo de sete sessões de noventa minutos. Os vinte e sete alunos da turma desenvolveram no Scratch, em grupos de três ou quatro elementos, uma aplicação que consistia num teste de escolha múltipla interativo (quiz) sobre um dos seguintes subtemas do tópico programático Segurança na Internet: segurança nos telemóveis; cyberbullying; phishing; proteção dos dados pessoais; segurança nas redes sociais; segurança no e-mail; segurança nos chats. Neste relatório são descritas as fases de desenho do projeto (análise do contexto, definição de objetivos), de implementação (descrição das atividades e estratégias desenvolvidas), e de avaliação que envolveu, nomeadamente, a análise dos artefactos criados pelos alunos, bem como a aplicação de um questionário em que se procurou compreender as perceções e opiniões dos alunos sobre o trabalho desenvolvido. Conseguiu-se com este estudo verificar que o Scratch é uma ferramenta com muito potencial pedagógico, que permite introduzir a programação a crianças e jovens de forma acessível e apelativa. Os resultados mostram que os alunos desenvolveram projetos muito interessantes que contribuíram para que ficassem mais informados sobre os perigos da Internet. Embora tenham sentido algumas dificuldades na programação dos quizzes, os alunos sentem que desenvolveram competências como seja a resolução de problemas, o raciocínio lógico e, sobretudo, o gosto por trabalho em grupo.
The programming environment Scratch, created by MIT in 2007, allows you to easily create interactive stories, animation, games, music and art and share those creations on the web. This report introduces a pedagogical intervention project, with an investigative component, that involved the use of Scratch as a strategy to promote the development of skills and consolidate knowledge regarding Internet Safety. The use of information and communication technologies, including the web, is widespread and massified, becoming therefore increasingly important to provide students with the skills to use these technologies in a more risk-aware, i.e. more responsible and safer way. This study was applied to 9th grade class in ICT lessons, during seven sessions of ninety minutes. The twenty-seven students in the class developed a Scratch application consisting of an interactive multiple choice test (quiz) on one of the following sub-themes of the programmatic topic Internet Safety: safety in mobile phones; cyberbullying; phishing; protection of personal data; safety in social networks; email safety; chat’s security. This report describes the stages of project design (context analysis, defining objectives), implementation (description of activities and strategies developed), and evaluation involving, in particular, the analysis of the artifacts created by the students, as well as a questionnaire which sought to understand the perceptions and opinions of the students about their work. With this study was possible to verify that Scratch is an educational tool with great potential, which allows introducing programming to children and youth in an accessible and appealing way. The results show that students have developed very interesting projects that contributed to make them more aware of the dangers of the Internet. Although they have experienced certain difficulties in programming the quizzes, students feel they have developed skills such as problem solving, logical reasoning, and above all, an appreciation for teamwork.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29049
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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