Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29048

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorModerno, Maria Cláudia Simões-
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Cândida Marques-
dc.date.accessioned2014-05-16T09:23:43Z-
dc.date.available2014-05-16T09:23:43Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29048-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informáticapor
dc.description.abstractO presente relatório inscreve-se no âmbito da realização do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Informática e pretende documentar o trabalho realizado no Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada. O estágio foi realizado no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, tendo como público-alvo os alunos do 1º Ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Este relatório descreve a vertente Pedagógica do Projeto, referente ao período de lecionação do módulo 2 da disciplina de Sistemas Operativos e a vertente de Investigação/Ação, tendo como objetivo avaliar o impacto da dinamização de uma página web em sala de aula, orientada pelas seguintes questões de investigação: (1) A dinamização da página web funcionou como estratégia/resposta ao estilo de aprendizagem identificado no início do ano? Que competências foram conseguidas/melhoradas nos alunos com esta estratégia? (2) Em que medida foram abordados, com sucesso, os diversos conteúdos da disciplina recorrendo à dinamização da página? Os alunos adquiriram conhecimento? (3) Que turno se destacou nas competências adquiridas e/ou, desenvolvidas? Após uma fase inicial de observação e análise do contexto, foi avaliado o estilo preferencial de aprendizagem dos alunos, encontrada uma problemática, definida uma estratégia apoiada numa conceção construtivista, e avaliado o seu impacto. Ao longo do projeto, e numa perspetiva reflexiva, suportada por revisão bibliográfica, pode observar-se que a dinamização da página web, nomeadamente a construção de conteúdos, funcionou como estratégia para alunos com um estilo de aprendizagem preferencialmente Ativo, permitindo que os conteúdos da disciplina fossem abordados e que os alunos os adquirissem de uma forma atraente e motivadora. Ambos os turnos receberam a mesma estratégia, embora um deles tenha retirado um maior partido da mesma. O número de conteúdos multimédia desenvolvidos durante a prática letiva não se mostrou suficiente para uma concreta dinamização da página web. Os alunos levavam mais tempo do que o planificado para a realização das tarefas. No entanto considera-se que o mais importante para o processo do ensino-aprendizagem destes alunos foi a dinâmica instalada em sala de aula e as competências trabalhadas na construção dos conteúdos.por
dc.description.abstractThe present report displays the professional training in a Master’s degree in the teaching of computers and aims to document the work done in the project of supervised pedagogical intervention. The training course was held in the school cluster of Ferreira de Castro, in Oliveira de Azeméis, having as target group the students of the first grade of Technical Management and Programming of Computer Systems, a professional course. This report presents the Pedagogical trend of the project and covers the period while teaching the subject Operating Systems (module 2) and the Research/Action trend and aims to evaluate the impact of promoting the contents of a web page in the classroom, guided by the following research questions: did the promotion of contents of a web page work as a strategy / response to the type of learning identified at the beginning of the year? which skills were achieved / improved in students by means of this strategy? To what extent was successful the approach to the several contents of the course due to the web page? Did the students get the required knowledge? Which shift stood out in the skills acquired and/or developed? After an opening stage of observation and analysis of the context, the students’ preferable type of learning was evaluated, an issue was found, the strategy supported by a constructivist conception defined and its impact measured. Throughout the project and in a reflexive perspective, backed by literature, it was concluded that promoting the contents of a web page, namely the building of contents, worked as a strategy for the students with a learning style preferably active, thus allowing the contents of the subject to be approached and the students to acquire them in an attractive and motivating way. Both shifts were given the same strategy although one of them took a better advantage of it. The number of multimedia contents developed during the teaching practice was not enough for a really dynamic web page. It took the students longer than planned to perform the tasks. However, it is considered that, for these students, the dynamics set in the classroom and the skills exercised in the building of contents were the most important in the process of learning and teaching practice.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleDinamização de uma página web no contexto de sala de aula : uma experiência de aprendizagem de sistemas operativos no ensino profissionalpor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc371.68por
dc.subject.udc681.324por
dc.subject.udc377por
dc.identifier.tid201205475por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Cândida Marques Monteiro.pdf4,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID