Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28991

TitleA evolução das ideias dos alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico com recurso a atividades laboratoriais: uma experiência pedagógica no estudo da eletricidade e da fotossíntese
Author(s)Pires, Ana Raquel Araújo
Advisor(s)Borges, Francisco Alberto Marques
KeywordsConstrutivismo
Ideias prévias
Evolução das ideias
Atividades laboratoriais
Circuitos elétricos
Fotossíntese
Constructivism
Previous ideas
Evolution of ideas
Laboratory activities
Electrical circuits
Photosynthesis
Issue date22-May-2013
Abstract(s)O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, trata-se de um projeto de intervenção pedagógica em turmas do 2º e 6º ano do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. A prática pedagógica decorreu, no primeiro semestre, na área curricular de Estudo do Meio e, no segundo semestre, na disciplina de Ciências da Natureza. O projeto pretendia aplicar atividades laboratoriais em tópicos programáticos que dizem respeito ao 2º e 6º ano para assim estudar a evolução das ideias dos alunos. Para isto, definiram-se os seguintes objetivos: 1) Detetar as conceções dos alunos acerca da eletricidade (2º ano) e da fotossíntese (6º ano); 2) Promover a evolução das ideias dos alunos através do desenvolvimento de atividades laboratoriais; 3) Avaliar o impacto das atividades desenvolvidas nas aprendizagens dos alunos. A metodologia de trabalho definida previa que as ideias dos alunos fossem identificadas através da aplicação de fichas de trabalho e de diálogos orientados com questões pré-definidas. Assim, todas as atividades foram sendo planificadas sempre tendo em conta as ideias dos alunos. A planificação das atividades laboratoriais tinha como objetivo primordial permitir que os alunos confrontassem as suas ideias prévias com as evidências que iriam observar no decorrer das mesmas. As reflexões finais e a construção de conclusões permitiu verificar uma evolução das ideias dos alunos, quer pela sua consolidação, quer pela substituição.
This internship report was developed under the scope of the Master's in 1st and 2nd Cycles of Basic Teaching. Thus, it is a project of pedagogical intervention in classes of the 2nd and 6th grade of the Conservatory of Music Caloust Gulbenkian. The pedagogical practice took place in the first semester with the curricular area of Environmental Studies and in the second semester with the discipline of the Natural Sciences. The project aimed to implement laboratory activities in program topics that pertain to the 2nd and 6th year so as to study the evolution of students ideas. For this, we defined the following objectives: 1) Detect the conceptions of students about electricity (2nd year) and photosynthesis (6th year); 2) To promote the evolution of students ideas through the development of laboratory activities; 3) Assess the impact of the performed activities on the students learning process. The work methodology defined provided that the students ideas were identified through the application of worksheets and oriented dialogues with pre-defined questions. Thus, all activities were being planned while taking account the students ideas. The planning of the laboratory activities had as primordial objective to allow students to confront their previous ideas with the evidences that they would observe in the course of the activities. The final thoughts and conclusions construction has shown an evolution of the ideas of the students, either by consolidation, either by replacing of the previous concepts and ideas that they had.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28991
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Raquel Araújo Pires.pdf
  Restricted access
3,1 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID