Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28991

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges, Francisco Alberto Marques-
dc.contributor.authorPires, Ana Raquel Araújo-
dc.date.accessioned2014-05-13T14:16:24Z-
dc.date.available2014-05-13T14:16:24Z-
dc.date.issued2013-05-22-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28991-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, trata-se de um projeto de intervenção pedagógica em turmas do 2º e 6º ano do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. A prática pedagógica decorreu, no primeiro semestre, na área curricular de Estudo do Meio e, no segundo semestre, na disciplina de Ciências da Natureza. O projeto pretendia aplicar atividades laboratoriais em tópicos programáticos que dizem respeito ao 2º e 6º ano para assim estudar a evolução das ideias dos alunos. Para isto, definiram-se os seguintes objetivos: 1) Detetar as conceções dos alunos acerca da eletricidade (2º ano) e da fotossíntese (6º ano); 2) Promover a evolução das ideias dos alunos através do desenvolvimento de atividades laboratoriais; 3) Avaliar o impacto das atividades desenvolvidas nas aprendizagens dos alunos. A metodologia de trabalho definida previa que as ideias dos alunos fossem identificadas através da aplicação de fichas de trabalho e de diálogos orientados com questões pré-definidas. Assim, todas as atividades foram sendo planificadas sempre tendo em conta as ideias dos alunos. A planificação das atividades laboratoriais tinha como objetivo primordial permitir que os alunos confrontassem as suas ideias prévias com as evidências que iriam observar no decorrer das mesmas. As reflexões finais e a construção de conclusões permitiu verificar uma evolução das ideias dos alunos, quer pela sua consolidação, quer pela substituição.por
dc.description.abstractThis internship report was developed under the scope of the Master's in 1st and 2nd Cycles of Basic Teaching. Thus, it is a project of pedagogical intervention in classes of the 2nd and 6th grade of the Conservatory of Music Caloust Gulbenkian. The pedagogical practice took place in the first semester with the curricular area of Environmental Studies and in the second semester with the discipline of the Natural Sciences. The project aimed to implement laboratory activities in program topics that pertain to the 2nd and 6th year so as to study the evolution of students ideas. For this, we defined the following objectives: 1) Detect the conceptions of students about electricity (2nd year) and photosynthesis (6th year); 2) To promote the evolution of students ideas through the development of laboratory activities; 3) Assess the impact of the performed activities on the students learning process. The work methodology defined provided that the students ideas were identified through the application of worksheets and oriented dialogues with pre-defined questions. Thus, all activities were being planned while taking account the students ideas. The planning of the laboratory activities had as primordial objective to allow students to confront their previous ideas with the evidences that they would observe in the course of the activities. The final thoughts and conclusions construction has shown an evolution of the ideas of the students, either by consolidation, either by replacing of the previous concepts and ideas that they had.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectConstrutivismopor
dc.subjectIdeias préviaspor
dc.subjectEvolução das ideiaspor
dc.subjectAtividades laboratoriaispor
dc.subjectCircuitos elétricospor
dc.subjectFotossíntesepor
dc.subjectConstructivismpor
dc.subjectPrevious ideaspor
dc.subjectEvolution of ideaspor
dc.subjectLaboratory activitiespor
dc.subjectElectrical circuitspor
dc.subjectPhotosynthesispor
dc.titleA evolução das ideias dos alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico com recurso a atividades laboratoriais: uma experiência pedagógica no estudo da eletricidade e da fotossíntesepor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc501:372.85por
dc.subject.udc372.85:501por
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Raquel Araújo Pires.pdf
Acesso restrito!
3,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID