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https://hdl.handle.net/1822/28836
Título: | A Educação Física na escola entre o movimento vivido e o movimento pensado: um estudo feito com professores do género feminino |
Autor(es): | Rodrigues, Lucinda da Conceição Rebelo |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Educação física Movimento pensado Movimento vivido Physical education Movement thought Movement lived |
Data: | 26-Jul-2013 |
Resumo(s): | O presente estudo surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada e do Seminário,
integrados no Mestrado em Ensino de Educação Física. Este relatório engloba um enquadramento pessoal
e institucional, a intervenção pedagógica no processo ensino-aprendizagem, a participação na escola e a
relação com a comunidade educativa, onde são evidênciadas as competências, dificuldades e estratégias
adotadas. Tendo em conta o tema de investigação procurei na minha turma de intervenção criar
estratégias onde a Educação Física pudesse ter espaço para a expressão dos alunos, para exteriorização
dos sentimentos, para o brincar e o jogar, não se centrando apenas naquelas aulas onde se procura a
técnica de determinada modalidade e/ou do rendimento propriamente dito, e assim, procurar desta forma,
uma motivação superior para as aulas. Para isso foi aplicado um questionário a 18 alunos, sendo 10 do
sexo Feminino e 8 do sexo masculino. Nesse sentido foi possível verificar que 61,1% dos alunos se
sentem muito motivados com as estratégias lúdicas utilizadas, revelando portanto que a intervenção feita
na turma foi eficaz. Para além disso verificou-se que, a maioria dos alunos (83,3%) nutre grande
preferência pela disciplina de Educação Física.
É parte integrante deste estudo também uma investigação feita no decorrer do estágio onde o
objetivo primordial foi verificar quais perspetivas/representações das professoras de Educação Física
sobre as duas (ou outras) conceções de Educação Física: Educação Física Pensada (do currículo) ou
vivida (do individuo).
O grupo de estudo foi constituído por 4 professoras do 2º e 3ºciclo, sendo feita uma análise
qualitativa. Para a recolha de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Os resultados revelam
que enquanto uns professores direcionam aqueles alunos que tenham mais apetências para clubes, outros
defendem que o que se pretende na Educação Física é que seja uma competição saudável e não aquela
que procura o rendimento em si. É na vertente mais direcionada para a saúde que tem sido feito o maior
investimento. Paralelamente no conjunto de todas as disciplinas escolares, a Educação Física é a única
que possibilita o movimento, a corporalidade, a expressão de sentimentos/emoções. Por meio de
constatações resultantes da investigação sugere-se a redução da imposição programática da Educação
Física escolar. Conclui-se também que os professores procuram ações de formações que vão de encontro
as suas necessidades, gostos e preferências. Considerando também que o formalismo em Educação Física
não é o mesmo das outras disciplinas. This study comes from the Supervised Teaching Practice and Seminar, integrated in the Master of Teaching Physical Education. This report includes a personal and institutional framework, the pedagogic intervention in the process teaching-learning, the participation in the school and the relation with the educative community, where are demonstrated the competences, difficulties and adopted strategies. Using my investigation’s job, with my class, I tried to create strategies where Physical Education could allow students to express their feelings and play, forgetting those lessons which only the practice of some modality and the productivity matter. For this it was used a questionnaire including 18 students, 10 of those females and 8 males. In this way it was possible verified that 61,1 % of students are very much motivated with the used of playful strategies, revealing so that the intervention done in the group was efficient. Besides, we checked that the most of the students (83,3 %) likes the Physical Education subject. This work includes also an investigation made during this study, which the main objective was to verify the perspectives/ representations of the teachers about the two (or others) conceptions of Physical Education: Physical Education Thought (from Curriculum) and Physical Education Lived (from individual). The study group was constituted by 4 teachers of the basic school (2nd and 3rd cycle), based on a qualitative analysis. A semi structure-interview was used in the data collection. The results revealed that while some teachers direct the best students to sport clubs, others teachers defend healthy competition. In this last direction (competition), more towards the health, that the biggest investment has been made. Comparing with all subjects, Physical Education is the only that enables movement, corporeality and expression of feelings or emotions all combined. Through from research suggest the reduction of programmatic imposition of Physical Education. Therefore we can conclude that teachers search training is based on their needs and preferences, considering, naturally, that Physical Education’s formalism is not the same as the others subjects. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28836 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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