Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28802

TítuloEntre a motivação e a desmotivação na prática de Educação Física 2º ciclo do Ensino Básico
Autor(es)Araújo, Pedro Alexandre Braga
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveMotivação
Desmotivação
Educação física
Ensino fundamental
Conteúdos
Motivation
Demotivation
Physical education
Elementary education
Contents
Data2013
Resumo(s)Tem-se verificado nestes últimos anos e após troca de impressões entre colegas/professores de educação física uma diferente motivação entre os alunos do 2ºciclo e os alunos do 3ºciclo do ensino básico pela prática de educação física, estando os primeiros sempre claramente mais motivados para a disciplina do que os alunos do 3º ciclo e secundário. As explicações podem ser variadas: A cada dia que passa os alunos descobrem, fora do ambiente escolar, as novas tecnologias, internet, diferentes jogos tipo PSPs, etc, assim como as novas fontes de informações e, com isso, passam cada vez mais tempo fechados nos seus espaços quer fora quer em suas próprias casas. Como consequência, deixam de lado a prática de exercício físico, as brincadeiras de rua, os jogos lúdicos tradicionais, etc. Desta forma talvez possamos afirmar que tais comportamentos influenciam, diretamente, na motivação de crianças e adolescentes em colaborar e ao mesmo tempo participar ativamente nas aulas de Educação Física na escola. Foi tendo em conta estas constatações que elaboramos esta pequena investigação que tem como objetivo, conhecer o índice de motivação/satisfação/desmotivação dos alunos pela prática da educação física nos diferentes níveis de ensino básico. A amostra foi composta por 100 alunos de 5º a 6º ano, da escola e das turmas que leciono. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário contendo questões de múltiplas escolhas, sendo a análise realizada por meio da frequência e percentual dos dados coletados. Dos resultados encontrados destacamos que a maioria dos alunos sentem-se motivados para participar nas aulas de Educação Física, faixa etária esta que se situa entre os 10 e os 12 anos (100%). O fator que mais motiva os estudantes nas aulas de Educação Física é o facto de serem realizadas fora da sala de aula (40,1%), enquanto o que mais desmotiva são os conteúdos ministrados (65,4). Além disso, evidenciou-se que o conteúdo predominante nas aulas, é o desporto/jogo (89,5%).
We have verified in these last few years that after trading opinions between colleagues /Physical Education teachers, there is a difference in motivation between students of the lower secondary school level and a higher secondary school level in the practice of physical education, being the first clearly highly more motivated for the class than those of the higher secondary school levels. The explanation for this can have various reasons. Students discover other points of interest outside of school such as new technologies, internet, different types of computer games such as P.S.P., etc. as well as other types of information and this leading towards spending much more time condensed to their closed spaces in and out of their homes. As a consequence they put aside the practice of physical exercise, playing in the street and other recreational games. Etc. In this manner we can confirm that these behaviors influence directly children and adolescences in their motivation to collaborate and at the same time participate actively in the Physical Education classes in school. It was taking into account these facts that we elaborated this small investigation that has the means to acknowledge the index of motivation/satisfaction/demotivation of students on the practice of physical education. Physical Education classes being of the age group of 10 and 12 years of age (100%).The factor that mostly motivates the students in Physical Education classes is that the classes took place outside of the classroom (40,1%) and the factor that mostly demotivated were the contents taught (65,4%). Besides this, it was verified that was predominant in class was sports/games (89,5%).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28802
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Alexandre Braga Araújo.pdf3,49 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID