Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/28695

TitleAvaliação da usabilidade do protótipo web QIMTERATIVO
Author(s)Esteves, Joana
Lencastre, José Alberto
KeywordsUsabilidade
Avaliação heurística
Prototipo multimédia
Quadro Interativo Multimédia
Usability
Heuristic evaluation
Multimedia prototype
Multimedia Interactive Whiteboards
QIM
Testes de usabilidade
Peritos
Utilizadores
MIW
Usability tests
Experts
Users
Issue date2013
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Abstract(s)O QIMTERATIVO é um recurso didático de Biologia construído com o intuito de apoiar os professores na sua prática letiva pela utilização de quadros interativos multimédia. Durante a sua construção foi sujeito a vários testes de avaliação da usabilidade, realizados com peritos e com utilizadores semelhantes aos finais, com o objetivo de melhorar o protótipo do ponto de vista da eficácia e da eficiência. Recorrendo a métodos como inquérito por questionário, com heurísticas de Nielsen e teste de grau de severidade, walkthrough e think aloud, com observação direta, recolhemos informações diferentes. Os peritos alertaram para problemas funcionais e estéticos. As sugestões foram aceites, na tentativa de tornar o recurso agradável e funcional para os utilizadores. Pela realização de uma tarefa, estes consideraram o recurso em estudo prático e acessível, podendo ser utilizado nas aulas pelos professores de Biologia ou como forma de iniciação aos quadros interativos multimédia ou para relembrar conhecimentos, pelos professores em geral.
QIMTERATIVO is a Biology teaching resource constructed in order to support teachers in their teaching practice, by using multimedia interactive whiteboards (MIW). During construction it was subjected to several tests of usability, conducted by experts and people with the characteristics of an end user, with the objective of improving the prototype in terms of effectiveness and efficiency. Using methods such as questionnaire survey, with Nielsen heuristics and test severity, walkthrough and think aloud, with direct observation, we collected different information. Experts warned us of functional and aesthetic problems. The suggestions were accepted, in an attempt to make the resource pleasing and functional for users. For performing a task, they considered the resource under consideration practical and affordable, to be used in classrooms by Biology teachers or as an approach to the introduction into multimedia interactive whiteboards or for knowledge recall, by teachers in general.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/28695
ISBN978-989-97374-2-6
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
34_atas_challenges2013_Joana_JALencastre.pdf850,29 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID