Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28695

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEsteves, Joana-
dc.contributor.authorLencastre, José Alberto-
dc.date.accessioned2014-04-07T13:34:32Z-
dc.date.available2014-04-07T13:34:32Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.isbn978-989-97374-2-6-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28695-
dc.description.abstractO QIMTERATIVO é um recurso didático de Biologia construído com o intuito de apoiar os professores na sua prática letiva pela utilização de quadros interativos multimédia. Durante a sua construção foi sujeito a vários testes de avaliação da usabilidade, realizados com peritos e com utilizadores semelhantes aos finais, com o objetivo de melhorar o protótipo do ponto de vista da eficácia e da eficiência. Recorrendo a métodos como inquérito por questionário, com heurísticas de Nielsen e teste de grau de severidade, walkthrough e think aloud, com observação direta, recolhemos informações diferentes. Os peritos alertaram para problemas funcionais e estéticos. As sugestões foram aceites, na tentativa de tornar o recurso agradável e funcional para os utilizadores. Pela realização de uma tarefa, estes consideraram o recurso em estudo prático e acessível, podendo ser utilizado nas aulas pelos professores de Biologia ou como forma de iniciação aos quadros interativos multimédia ou para relembrar conhecimentos, pelos professores em geral.por
dc.description.abstractQIMTERATIVO is a Biology teaching resource constructed in order to support teachers in their teaching practice, by using multimedia interactive whiteboards (MIW). During construction it was subjected to several tests of usability, conducted by experts and people with the characteristics of an end user, with the objective of improving the prototype in terms of effectiveness and efficiency. Using methods such as questionnaire survey, with Nielsen heuristics and test severity, walkthrough and think aloud, with direct observation, we collected different information. Experts warned us of functional and aesthetic problems. The suggestions were accepted, in an attempt to make the resource pleasing and functional for users. For performing a task, they considered the resource under consideration practical and affordable, to be used in classrooms by Biology teachers or as an approach to the introduction into multimedia interactive whiteboards or for knowledge recall, by teachers in general.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)-
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectUsabilidadepor
dc.subjectAvaliação heurísticapor
dc.subjectPrototipo multimédiapor
dc.subjectQuadro Interativo Multimédiapor
dc.subjectUsabilitypor
dc.subjectHeuristic evaluationpor
dc.subjectMultimedia prototypepor
dc.subjectMultimedia Interactive Whiteboardspor
dc.subjectQIMpor
dc.subjectTestes de usabilidadepor
dc.subjectPeritospor
dc.subjectUtilizadorespor
dc.subjectMIWpor
dc.subjectUsability testspor
dc.subjectExpertspor
dc.subjectUserspor
dc.titleAvaliação da usabilidade do protótipo web QIMTERATIVOpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage1409por
oaire.citationEndPage1422por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleAtas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013por
sdum.conferencePublicationAtas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013por
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
34_atas_challenges2013_Joana_JALencastre.pdf850,29 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID