Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28683

TítuloPromoção do envelhecimento ativo: contributo das práticas educativas de uma Universidade da Terceira Idade
Autor(es)Barros, Daniela Martins de
Orientador(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Palavras-chaveEnvelhecimento ativo
Qualidade de vida
Educação de adultos
Universidade da terceira idade
Active aging
Life quality
Adult education
Senior university
Data2013
Resumo(s)Numa sociedade cada vez mais envelhecida, é importante dar especial destaque às questões em torno do envelhecimento, da velhice e da população idosa, com a finalidade de proporcionar a esta franja da população uma vida mais ativa, saudável e com uma maior qualidade. Neste seguimento, acreditamos que a educação na terceira idade desempenha um papel importante na prossecução desta finalidade dado os vários contributos que oferece. Tendo em conta estes aspetos, o seguinte trabalho consiste em compreender a importância das práticas educativas desenvolvidas numa Universidade da Terceira Idade da região norte do país no sentido de averiguar quais os contributos que estas dinâmicas oferecem à população para um envelhecimento saudável, ativo e participativo. Segundo os dados recolhidos junto dos participantes do estudo, podemos concluir que a Universidade da Terceira Idade, contribuiu para um envelhecimento mais ativo, proporcionado por um ambiente acolhedor que permitiu o desenvolvimento de laços sociais, da criatividade, da estabilidade emocional e do desenvolvimento cognitivo, proporcionando aos adultos idosos alcançar um maior bem-estar físico, social e psicológico.
In an aging society like ours, it is very important to pay attention to elder people, in order to provide them an active, healthy and quality life. Therefore we believe that Senior Education plays an important role at this stage of their lives. It has a lot of benefits. Bearing in mind what is the best for them, this project consists in understanding the importance of some educational practices in a Senior University in the North of our country. We want to discover what this kind of teaching offers our population. In what ways this would help them to be active citizens and cooperate with our society. According to the data given by our cooperators, we can conclude that a Senior University contributes to a more active aging of our population, as well as it can develop some social bounds. It develops the creativity and the emotional stability which leads to a physical, social and psychological welfare.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Educação de Adultos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28683
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniela Martins de Barros.pdfDissertação de Mestrado3,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID