Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28683

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntunes, Maria da Conceição Pinto-
dc.contributor.authorBarros, Daniela Martins de-
dc.date.accessioned2014-04-07T09:52:06Z-
dc.date.available2014-04-07T09:52:06Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28683-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Educação de Adultos)por
dc.description.abstractNuma sociedade cada vez mais envelhecida, é importante dar especial destaque às questões em torno do envelhecimento, da velhice e da população idosa, com a finalidade de proporcionar a esta franja da população uma vida mais ativa, saudável e com uma maior qualidade. Neste seguimento, acreditamos que a educação na terceira idade desempenha um papel importante na prossecução desta finalidade dado os vários contributos que oferece. Tendo em conta estes aspetos, o seguinte trabalho consiste em compreender a importância das práticas educativas desenvolvidas numa Universidade da Terceira Idade da região norte do país no sentido de averiguar quais os contributos que estas dinâmicas oferecem à população para um envelhecimento saudável, ativo e participativo. Segundo os dados recolhidos junto dos participantes do estudo, podemos concluir que a Universidade da Terceira Idade, contribuiu para um envelhecimento mais ativo, proporcionado por um ambiente acolhedor que permitiu o desenvolvimento de laços sociais, da criatividade, da estabilidade emocional e do desenvolvimento cognitivo, proporcionando aos adultos idosos alcançar um maior bem-estar físico, social e psicológico.por
dc.description.abstractIn an aging society like ours, it is very important to pay attention to elder people, in order to provide them an active, healthy and quality life. Therefore we believe that Senior Education plays an important role at this stage of their lives. It has a lot of benefits. Bearing in mind what is the best for them, this project consists in understanding the importance of some educational practices in a Senior University in the North of our country. We want to discover what this kind of teaching offers our population. In what ways this would help them to be active citizens and cooperate with our society. According to the data given by our cooperators, we can conclude that a Senior University contributes to a more active aging of our population, as well as it can develop some social bounds. It develops the creativity and the emotional stability which leads to a physical, social and psychological welfare.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnvelhecimento ativopor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectUniversidade da terceira idadepor
dc.subjectActive agingpor
dc.subjectLife qualitypor
dc.subjectAdult educationpor
dc.subjectSenior universitypor
dc.titlePromoção do envelhecimento ativo: contributo das práticas educativas de uma Universidade da Terceira Idadepor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc374.72por
dc.identifier.tid201472198por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniela Martins de Barros.pdfDissertação de Mestrado3,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID