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TítuloTransformar a crise em oportunidade: desenvolvimento de uma organização criativa
Autor(es)Almeida, Alexandra Isabel Costa Bigotte de
Orientador(es)Guedes, Maria da Graça
Morais, João Daniel Faria Gomes
Palavras-chaveCriatividade
Crise
Desemprego
Empreendedorismo
Ensino superior
Inovação
Qualificação
Moda
Slow-fashion
Sustentabilidade
Creativity
Crisis
Entrepreneurship
Fashion
Higher education
Innovation
Qualification
Sustainability
Unemployment
Data2013
Resumo(s)Num ambiente onde predomina a crise económica, a moda portuguesa, como setor em crescimento, apresenta no seu contexto a criatividade, a inovação e a qualificação como resultados da relação triangular que se estabelece entre o ensino superior, o desemprego e o empreendedorismo. Fatores que à primeira vista parecem problemáticos, quando trabalhados em conjunto podem constituir-se como uma oportunidade, especialmente para os jovens como futuro do país. Aliando esta realidade com as mudanças emergentes no setor da moda, que se quer cada vez mais sustentável com o fim do fast-fashion, o trabalho aqui apresentado pretende constituir-se como uma proposta de desenvolvimento de uma organização criativa em Portugal que tenha como missão a promoção do trabalho de estudantes de design de moda de Instituições de Ensino Superior portuguesas. Como base do estudo exploratório, foram utilizadas metodologias que permitiram realizar um diagnóstico estratégico, ou seja, um estudo necessário para a compreensão da viabilidade de implementação da proposta, o que resultou num modelo de negócio inovador que pode ser utilizado por qualquer pessoa que pretenda desenvolver um plano para o seu próprio negócio.
In an environment dominated by economic crisis, the Portuguese fashion, as a growing sector, presents in its context the creativity, the innovation and the qualification as a result of the triangular relationship that is established between higher education, unemployment and entrepreneurship. Factors that at first glance seem problematic, when worked together can constitute themselves as an opportunity, especially for young people as the future of the country. Combining this fact with the emerging changes in the fashion industry, which must become more sustainable with the end of fast fashion, this work aims to establish itself as a proposal for the development of a creative organization in Portugal, that has the mission of promoting the work of fashion design students from the Portuguese Higher Education Institutions. As the basis of the exploratory study, were used methodologies that allowed to develop a strategic diagnostic, a necessary research for understanding the feasibility of the proposal implementation, which resulted in na inovative business model that can be used by any person who intends to create a plan for their own business.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28659
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
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