Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27678

TítuloAs fontes de inovação das empresa portuguesas
Autor(es)Barbosa, Joana Manuela Ferreira Araújo
Orientador(es)Faria, Ana Paula
Palavras-chaveFontes de inovação
Empresas portuguesas
Tipos de inovação
Intensidade tecnológica
Regimes tecnológicos
Innovation sources
Portuguese companies
Types of innovation
Technological intensity
Technological regimes
Data2013
Resumo(s)Atualmente, o sucesso empresarial está ligado ao processo e às inovações tecnológicas que advêm desse processo. Neste seguimento, vários têm sido os estudos que se debruçam sobre a importância e uso das fontes de inovação nas empresas (Marsili e Verspagen, 2001; Archibugi, 2001; Amara e Landry, 2005; Vega-Jurado et al., 2008; Heidenreich, 2008; Cassia et al, 2009; Leiponen e Helfat, 2010). Estes estudos demonstraram que quanto mais alargado for o acesso das empresas às diferentes fontes de inovação, melhor será a sua posição para poderem identificar e desenvolver oportunidades de inovação. Assim, as fontes de inovação são vistas como o recurso através das quais as empresas vão desenvolver o seu processo de inovação. Como tal, uma utilização eficiente das fontes de inovação irá repercutir-se na fomentação da vantagem competitiva das empresas, dotando-as de características que lhes permitem diferenciar-se no mercado para o qual estão segmentadas. Apesar da relevância deste tópico, não são conhecidos estudos sobre as fontes de inovação nas empresas portuguesas, pelo que a presente dissertação pretende contribuir para esta literatura procedendo à análise do padrão de utilização das fontes de inovação pelas empresas portuguesas no período de 2002 a 2010, enriquecendo e fornecendo informação relevante sobre este tópico. Para o efeito, foram utilizados dados estatísticos provenientes do Inquérito Comunitário à Inovação e aplicados vários testes estatísticos. No caso particular das empresas portuguesas, verificou-se que estas recorrem ao uso de fontes quer internas quer externas, quer formais ou informais. No entanto, os resultados mostram que as empresas tendem a privilegiar o uso de fontes externas e de fontes informais, em detrimento das restantes fontes. Outro resultado encontrado foi que existem diferenças inter-setoriais no uso das fontes de inovação. Essas diferenças vão ao encontro com o que a literatura refere, sendo que quando as empresas são agrupadas tendo em conta a sua intensidade tecnológica, estes resultados são mais expressivos.
Nowadays business success is linked to the process and to the technological innovations that come from that process. Several studies have been focused on the importance and in the use of innovation sources in companies (Marsili and Verspagen, 2001; Archibugi, 2001; Amara and Landry, 2005; Vega-Jurado et al., 2008; Heidenreich, 2008; Cassia et al., 2009; Leiponen and Helfat, 2010). These studies demonstrate that the more extensive the access of companies to different sources of innovation, the better their position in order to identify and develop opportunities for innovation. Thus, the sources of innovation are seen as the feature through which companies will develop their innovation process. As such, the efficient use of sources of innovation will have an impact in fostering the competitive advantage of companies, providing them with features that allow them to differ themselves in market segments in which they are targeted. Despite the relevance of this topic, there are no known studies about sources of innovation in portuguese companies. This thesis aims to contribute to the literature by analysing usage patterns of sources of innovation by portuguese companies in the period between 2002 and 2010, enriching and providing relevant information to this topic. For this purpose statistical data from the Community Innovation Survey was used, to which several statistical tests were applied. In the particular case of portuguese companies, it was found that they resort to the use of both internal and external sources, and both formal and informal. However, the results show that companies tend to favour the use of external sources and informal sources rather the other sources. Another study showed that there are inter-sectoral differences in the use of innovation sources. These differences are in line with what the literature reports, meaning that when companies are grouped by their technological intensity, these results are more expressive.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27678
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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