Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/2765

TítuloCiência - tecnologia - sociedade : implicações para o processo ensino/aprendizagem decorrentes da planificação, comunicação e avaliação em projecto CTS, com alunos do 3.º e 4.º ano e professores do 1.º CEB
Autor(es)Moreira, César Augusto Pereira
Orientador(es)Saraiva, Alzira
Data2004
Resumo(s)Anteriores investigações no domínio da didáctica das Ciências referem que o ensino das Ciências, apesar de ter adoptado diferentes modelos de ensino/aprendizagem, tem-se caracterizado por se centrar na transmissão de conhecimentos, esquecendo as implicações técnicas e os aspectos históricos, económicos, políticos, sociais e de relação do aluno como interveniente e receptor do meio que o rodeia. Esta situação levou a que os alunos adquirissem uma imagem deformada da Ciência e dos seus agentes, enfatizando o empirismo e o operativismo como características da Ciência, marginalizando o papel do pensamento criativo na acção científica e esquecendo a Ciência como um corpo vivo, para além de não relacionar e conectar a Ciência com os problemas reais do mundo e não ter em conta as interacções entre a Ciência e a Tecnologia e entre estas e a Sociedade. Actualmente pretende-se no ensino incorporar um currículo e orientações de ensino/aprendizagem que permitam mostrar as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade, que sejam capazes de construir uma imagem mais autêntica e adequada da Ciência e dos seus agentes e que seja capaz de formar cidadãos livres, responsáveis, críticos e disponíveis para participar plenamente na vida colectiva da Sociedade. Nesta medida, a planificação, a comunicação e avaliação utilizadas no decurso de um projecto CTS enquanto dinamizadoras e interlocutoras na dinâmica aplicada ao processo de ensino/aprendizagem e as concepções dos professores sobre interacções CTS assumem um papel fundamental para a concretização das metas de aprendizagem em CTS, nomeadamente a promoção de literacia científica e tecnológica. Esta investigação pretendeu, recorrendo a vários instrumentos de recolha de dados, contribuir para a identificação de implicações para o processo de ensino/aprendizagem decorrentes da aplicação da planificação, comunicação e avaliação em projecto CTS com alunos do 3.º e 4º ano e professores do 1.º CEB. A investigação teve lugar nos distritos de Leiria e Coimbra e desenrolou-se em três fases. A primeira desenvolveu-se com uma amostra de 100 alunos e seis professores em que se detectaram as concepções sobre interacções CTS. A segunda desenvolveu-se com dois grupos distintos, um grupo de controlo formado por três professores e 38 alunos e um grupo de investigação formado por três professores e 62 alunos, em que os professores participaram numa acção de formação sobre interacções CTS, metodologias do ensino das Ciências e noções de planificação, comunicação e avaliação em trabalho de projecto e em que, quer professores quer alunos, participaram na implementação de um projecto CTS. A terceira fase desenvolveu-se com a amostra inicial (100 alunos e seis professores) procurando-se identificar implicações para o processo ensino/aprendizagem decorrentes de uma formação em projecto CTS, por comparação com o grupo de controlo. Os resultados apontam que o trabalho em projecto CTS e uma acção pedagógica construtivista de formação global podem motivar os alunos, implicando-os nas actividades e levando-os a conhecer melhor as suas dificuldades e sucessos; melhoram as concepções sobre interacções CTS e correspondentemente os níveis de literacia científica e tecnológica em comparação com alunos sujeitos a uma formação tradicional; potenciam a aquisição de competências e atitudes estruturantes da formação de um indivíduo democraticamente activo, informado e independente e desenvolvem uma capacidade de auto-avaliação e hetero-avaliação, envolvendo os alunos como autores da sua própria formação e avaliadores das suas aprendizagens. No âmbito dos professores, os resultados apontam que quando sujeitos a formação sobre interacções CTS e sobre uma perspectiva de ensino/aprendizagem das ciências com uma orientação construtivista de formação global, apresentam em vários aspectos mais elevados níveis de literacia científica e tecnológica do que professores que não foram sujeitos a qualquer formação propositada; revelam desenvolver uma prática pedagógica concordante com os paradigmas actuais de ensino das ciências e revelam capacidade de inovar, aproximando-se destas orientações, para além de formar professores mais conscientes e atentos às linhas orientadoras da sua prática pedagógica, na medida que reconheceram de uma forma geral quais os aspectos em que se deveriam envolver e quais deveriam ser mais proficuamente desenvolvidos. Os professores quando envolvidos na concretização de um projecto CTS revelam ainda algumas implicações sobre a dificuldade de aplicação de projectos CTS em escolas do 1.º CEB, destacando que estas implicam mais os professores do que os órgãos pedagógicos ou de gestão, nomeadamente por causa de uma insuficiente formação académica e acomodação pedagógica dos professores, e consideram que as implicações para as aprendizagens decorrentes do trabalho em projecto CTS, se traduzem em implicações tanto em domínios emotivos e sociais como em domínios comunicacionais ou cognitivos
Previous investigations in the field of pedagogical Science refer that Science teaching, besides having adopted different teaching models, has been characterised by focusing on knowledge transmission, neglecting the technical implications, historical, economic, political, social features, and the student’s relation as an intervenient and recipient. This situation caused a distorted image of Science and its agents by students, emphasising the empirics and operativity as features of Science, marginalizing the role of creative thought in scientific action and neglecting Science as a living body. Also it doesn’t connect science with world’s real problems and does not take in consideration the interactions between Science and Technology as well as among society. Nowadays one wants to incorporate curricula and education/learning orientations that enable the relations between Science-Technology-Society in order to construct a more authentic and appropriate image of Science and its agents. Promoting free citizenship, responsibility, critic thought and availability to fully participate in the community life. In this scope, the planning, the communication and evaluation used in the course of a CTS project while motivators and interlocutors in the applied dynamics to the teaching/learning process and the teacher’s conception about CTS interactions assume a fundamental role for the assumption of learning goals in CTS, namely the promotion of scientific and technological literacy. This investigation aimed, along with the use of several instruments of data collection, to contribute for the implications identification of the teaching/learning process resulting from the application of a planning, communication and evaluation in CTS project with students from the 3rd and 4th year of school and teachers from elementary school. The investigation took place in the districts of Leiria and Coimbra and was developed in three phases. The first has been developed with a sample of 100 students and six teachers where were detected the conceptions about CTS interactions. The second has been developed with two different groups, a control group formed by three teachers and 38 students and a research group formed by three teachers and 62 students, where the teachers have participated in a training action about CTS interactions, teaching Sciences methodologies and planning, communication and evaluation notions in a project work where teachers or students participated in the implementation of a CTS project. The third phase has been developed with the initial sample of (100 students and six teachers) aiming to identify the implications to the learning/teaching process resulting from a CTS training project, in comparison with the control group. The results point that the CTS project work and a constructing teaching action of global training may motivate the students, getting evolved in the activities and getting them to assess their difficulties and credits. It also develops the conceptions about CTS interactions, in accordance to scientific and technological literacy levels in comparison to students under a traditional training; raises the power in the acquisition of structuring skills and structuring attitudes of individual education, being democratic intervenient, informed and independent. They acquire a capability for self and others evaluation, evolving the students as authors of their own training and evaluators of their learning. In the scope of the teachers the results point out that when they are subject of training about CTS interactions and about a teaching/learning perspective of sciences with a constructive guidance of global training, they show in several aspects higher levels of scientific and technological literacy when compared with teachers that were not subject of any intentional training; demonstrate a teaching practise development in accordance with the actual science teaching paradigms and reveal innovative capacity, reaching these considerations, besides training teachers more aware of the guiding lines of their teaching practise due to recognising in a wide manner which are the features in which they should be involved and those that could be more conveniently developed. When the teachers are evolved in the construction work of a CTS project reveal also some implications for the difficult use of CTS projects at elementary schools, pointing out that these ones implicate more teachers, namely due to an insufficient academic training and pedagogical teachers accommodation, despite pedagogical bodies or management and considers that the implications for learning resulting from the work on CTS project is translated in implications in the emotive and social fields as in the communication and cognitive fields.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação, especialização em Supervisão Pedagógica do Ensino das Ciências da Natureza
URIhttps://hdl.handle.net/1822/2765
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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