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https://hdl.handle.net/1822/2765
Título: | Ciência - tecnologia - sociedade : implicações para o processo ensino/aprendizagem decorrentes da planificação, comunicação e avaliação em projecto CTS, com alunos do 3.º e 4.º ano e professores do 1.º CEB |
Autor(es): | Moreira, César Augusto Pereira |
Orientador(es): | Saraiva, Alzira |
Data: | 2004 |
Resumo(s): | Anteriores investigações no domínio da didáctica das Ciências referem que o ensino das Ciências, apesar de ter adoptado diferentes modelos de ensino/aprendizagem, tem-se caracterizado por se centrar na transmissão de conhecimentos, esquecendo as implicações técnicas e os aspectos históricos, económicos, políticos, sociais e de relação do aluno como interveniente e receptor do meio que o rodeia. Esta situação levou a que os alunos adquirissem uma imagem deformada da Ciência e dos seus agentes, enfatizando o empirismo e o operativismo como características da Ciência, marginalizando o papel do pensamento criativo na acção científica e esquecendo a Ciência como um corpo vivo, para
além de não relacionar e conectar a Ciência com os problemas reais do mundo e não ter em
conta as interacções entre a Ciência e a Tecnologia e entre estas e a Sociedade.
Actualmente pretende-se no ensino incorporar um currículo e orientações de
ensino/aprendizagem que permitam mostrar as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade,
que sejam capazes de construir uma imagem mais autêntica e adequada da Ciência e dos
seus agentes e que seja capaz de formar cidadãos livres, responsáveis, críticos e
disponíveis para participar plenamente na vida colectiva da Sociedade.
Nesta medida, a planificação, a comunicação e avaliação utilizadas no decurso de
um projecto CTS enquanto dinamizadoras e interlocutoras na dinâmica aplicada ao
processo de ensino/aprendizagem e as concepções dos professores sobre interacções CTS
assumem um papel fundamental para a concretização das metas de aprendizagem em CTS,
nomeadamente a promoção de literacia científica e tecnológica.
Esta investigação pretendeu, recorrendo a vários instrumentos de recolha de dados,
contribuir para a identificação de implicações para o processo de ensino/aprendizagem
decorrentes da aplicação da planificação, comunicação e avaliação em projecto CTS com
alunos do 3.º e 4º ano e professores do 1.º CEB.
A investigação teve lugar nos distritos de Leiria e Coimbra e desenrolou-se em três
fases. A primeira desenvolveu-se com uma amostra de 100 alunos e seis professores em
que se detectaram as concepções sobre interacções CTS. A segunda desenvolveu-se com
dois grupos distintos, um grupo de controlo formado por três professores e 38 alunos e um
grupo de investigação formado por três professores e 62 alunos, em que os professores
participaram numa acção de formação sobre interacções CTS, metodologias do ensino das
Ciências e noções de planificação, comunicação e avaliação em trabalho de projecto e em
que, quer professores quer alunos, participaram na implementação de um projecto CTS. A
terceira fase desenvolveu-se com a amostra inicial (100 alunos e seis professores)
procurando-se identificar implicações para o processo ensino/aprendizagem decorrentes de
uma formação em projecto CTS, por comparação com o grupo de controlo.
Os resultados apontam que o trabalho em projecto CTS e uma acção pedagógica
construtivista de formação global podem motivar os alunos, implicando-os nas actividades
e levando-os a conhecer melhor as suas dificuldades e sucessos; melhoram as concepções
sobre interacções CTS e correspondentemente os níveis de literacia científica e tecnológica
em comparação com alunos sujeitos a uma formação tradicional; potenciam a aquisição de
competências e atitudes estruturantes da formação de um indivíduo democraticamente
activo, informado e independente e desenvolvem uma capacidade de auto-avaliação e
hetero-avaliação, envolvendo os alunos como autores da sua própria formação e
avaliadores das suas aprendizagens.
No âmbito dos professores, os resultados apontam que quando sujeitos a formação
sobre interacções CTS e sobre uma perspectiva de ensino/aprendizagem das ciências com
uma orientação construtivista de formação global, apresentam em vários aspectos mais
elevados níveis de literacia científica e tecnológica do que professores que não foram
sujeitos a qualquer formação propositada; revelam desenvolver uma prática pedagógica
concordante com os paradigmas actuais de ensino das ciências e revelam capacidade de
inovar, aproximando-se destas orientações, para além de formar professores mais
conscientes e atentos às linhas orientadoras da sua prática pedagógica, na medida que
reconheceram de uma forma geral quais os aspectos em que se deveriam envolver e quais
deveriam ser mais proficuamente desenvolvidos.
Os professores quando envolvidos na concretização de um projecto CTS revelam
ainda algumas implicações sobre a dificuldade de aplicação de projectos CTS em escolas
do 1.º CEB, destacando que estas implicam mais os professores do que os órgãos
pedagógicos ou de gestão, nomeadamente por causa de uma insuficiente formação
académica e acomodação pedagógica dos professores, e consideram que as implicações
para as aprendizagens decorrentes do trabalho em projecto CTS, se traduzem em
implicações tanto em domínios emotivos e sociais como em domínios comunicacionais ou
cognitivos Previous investigations in the field of pedagogical Science refer that Science teaching, besides having adopted different teaching models, has been characterised by focusing on knowledge transmission, neglecting the technical implications, historical, economic, political, social features, and the student’s relation as an intervenient and recipient. This situation caused a distorted image of Science and its agents by students, emphasising the empirics and operativity as features of Science, marginalizing the role of creative thought in scientific action and neglecting Science as a living body. Also it doesn’t connect science with world’s real problems and does not take in consideration the interactions between Science and Technology as well as among society. Nowadays one wants to incorporate curricula and education/learning orientations that enable the relations between Science-Technology-Society in order to construct a more authentic and appropriate image of Science and its agents. Promoting free citizenship, responsibility, critic thought and availability to fully participate in the community life. In this scope, the planning, the communication and evaluation used in the course of a CTS project while motivators and interlocutors in the applied dynamics to the teaching/learning process and the teacher’s conception about CTS interactions assume a fundamental role for the assumption of learning goals in CTS, namely the promotion of scientific and technological literacy. This investigation aimed, along with the use of several instruments of data collection, to contribute for the implications identification of the teaching/learning process resulting from the application of a planning, communication and evaluation in CTS project with students from the 3rd and 4th year of school and teachers from elementary school. The investigation took place in the districts of Leiria and Coimbra and was developed in three phases. The first has been developed with a sample of 100 students and six teachers where were detected the conceptions about CTS interactions. The second has been developed with two different groups, a control group formed by three teachers and 38 students and a research group formed by three teachers and 62 students, where the teachers have participated in a training action about CTS interactions, teaching Sciences methodologies and planning, communication and evaluation notions in a project work where teachers or students participated in the implementation of a CTS project. The third phase has been developed with the initial sample of (100 students and six teachers) aiming to identify the implications to the learning/teaching process resulting from a CTS training project, in comparison with the control group. The results point that the CTS project work and a constructing teaching action of global training may motivate the students, getting evolved in the activities and getting them to assess their difficulties and credits. It also develops the conceptions about CTS interactions, in accordance to scientific and technological literacy levels in comparison to students under a traditional training; raises the power in the acquisition of structuring skills and structuring attitudes of individual education, being democratic intervenient, informed and independent. They acquire a capability for self and others evaluation, evolving the students as authors of their own training and evaluators of their learning. In the scope of the teachers the results point out that when they are subject of training about CTS interactions and about a teaching/learning perspective of sciences with a constructive guidance of global training, they show in several aspects higher levels of scientific and technological literacy when compared with teachers that were not subject of any intentional training; demonstrate a teaching practise development in accordance with the actual science teaching paradigms and reveal innovative capacity, reaching these considerations, besides training teachers more aware of the guiding lines of their teaching practise due to recognising in a wide manner which are the features in which they should be involved and those that could be more conveniently developed. When the teachers are evolved in the construction work of a CTS project reveal also some implications for the difficult use of CTS projects at elementary schools, pointing out that these ones implicate more teachers, namely due to an insufficient academic training and pedagogical teachers accommodation, despite pedagogical bodies or management and considers that the implications for learning resulting from the work on CTS project is translated in implications in the emotive and social fields as in the communication and cognitive fields. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação, especialização em Supervisão Pedagógica do Ensino das Ciências da Natureza |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/2765 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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