Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27610
Título: | A imagem e a experiência do objeto arquitetónico: bases para considerar a divulgação fotográfica de obras recentes em Braga |
Autor(es): | Coelho, Marta de Vasconcelos Ferreira e Correia |
Orientador(es): | Capela, José Manuel do Couto Ramos |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | The Image and the Experience of the Architectural Object: Basis to Considere
Photographic Diffusion of Recent Projects in Braga is a reflection on the
role of architecture images in the promotion of projects and buildings, focusing on
what separates them from reality as experiences.
In the pursuit of a “good” representation of architecture that makes it attractive,
we have identified manipulation as an essential tool in image production.
This helped us analyse what differentiates the experience of these images from the
actual experience of the depicted object, where we establish the image as an autonomous
entity, distinguishable from the reality it conveys. The focus on the image
as a process, in contrast with the instantaneous aspect of the human gaze, makes
it an object of a mostly “graphical” value. And, having confirmed the appropriation
of techniques and themes usually linked with publicity and marketing, we explored
the detachment of the image from the conveying of information that results in the
emphasis of the transmission of a set of significances and ideas about the object
- whether the observer is aware of this fact or not. A Imagem e a Experiência do Objeto Arquitetónico: Bases para Considerar a Divulgação Fotográfica de Obras Recentes em Braga é uma reflexão sobre o papel das imagens de arquitetura na divulgação de projetos e obras, incidindo sobre o que as distancia do real como experiências. Na vontade de representar “bem” a arquitetura e de a tornar atrativa, identificámos a manipulação como ferramenta essencial na produção de uma imagem. A partir daqui, analisámos as diferenças entre a experimentação destas imagens e a experimentação do objeto real nelas representado, onde se estabelece a imagem como uma entidade singular, diferente da realidade que veicula. O foco na imagem como um processo, em contraste com o caráter instantâneo do olhar humano, torna-a um objeto de valor sobretudo “gráfico”. E, na confirmação da apropriação de técnicas e temas ligados habitualmente à publicidade e ao marketing, explorámos o afastamento da imagem da veiculação de informação para passar a transmitir um conjunto de significados e ideias relativamente ao objeto, quer o observador esteja ou não consciente desse facto. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27610 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EAAD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Marta Coelho_2013.pdf | 11,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |