Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27610

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCapela, José Manuel do Couto Ramos-
dc.contributor.authorCoelho, Marta de Vasconcelos Ferreira e Correia-
dc.date.accessioned2014-01-21T17:04:42Z-
dc.date.available2014-01-21T17:04:42Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/27610-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitecturapor
dc.description.abstractThe Image and the Experience of the Architectural Object: Basis to Considere Photographic Diffusion of Recent Projects in Braga is a reflection on the role of architecture images in the promotion of projects and buildings, focusing on what separates them from reality as experiences. In the pursuit of a “good” representation of architecture that makes it attractive, we have identified manipulation as an essential tool in image production. This helped us analyse what differentiates the experience of these images from the actual experience of the depicted object, where we establish the image as an autonomous entity, distinguishable from the reality it conveys. The focus on the image as a process, in contrast with the instantaneous aspect of the human gaze, makes it an object of a mostly “graphical” value. And, having confirmed the appropriation of techniques and themes usually linked with publicity and marketing, we explored the detachment of the image from the conveying of information that results in the emphasis of the transmission of a set of significances and ideas about the object - whether the observer is aware of this fact or not.por
dc.description.abstractA Imagem e a Experiência do Objeto Arquitetónico: Bases para Considerar a Divulgação Fotográfica de Obras Recentes em Braga é uma reflexão sobre o papel das imagens de arquitetura na divulgação de projetos e obras, incidindo sobre o que as distancia do real como experiências. Na vontade de representar “bem” a arquitetura e de a tornar atrativa, identificámos a manipulação como ferramenta essencial na produção de uma imagem. A partir daqui, analisámos as diferenças entre a experimentação destas imagens e a experimentação do objeto real nelas representado, onde se estabelece a imagem como uma entidade singular, diferente da realidade que veicula. O foco na imagem como um processo, em contraste com o caráter instantâneo do olhar humano, torna-a um objeto de valor sobretudo “gráfico”. E, na confirmação da apropriação de técnicas e temas ligados habitualmente à publicidade e ao marketing, explorámos o afastamento da imagem da veiculação de informação para passar a transmitir um conjunto de significados e ideias relativamente ao objeto, quer o observador esteja ou não consciente desse facto.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.titleA imagem e a experiência do objeto arquitetónico: bases para considerar a divulgação fotográfica de obras recentes em Bragapor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc72(469.112)-
dc.subject.udc77:72-
dc.subject.udc72:77-
dc.identifier.tid201110245-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Marta Coelho_2013.pdf11,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID