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dc.contributor.advisorDourado, Luís Gonzaga Pereira-
dc.contributor.authorLourenço, Orlanda Mendes Coelho-
dc.date.accessioned2013-12-10T15:19:19Z-
dc.date.available2013-12-10T15:19:19Z-
dc.date.issued2013-07-17-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/26873-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)por
dc.description.abstractAs orientações curriculares conferem uma importância fundamental às atividades laboratoriais e sugerem, também, que durante a realização destas se promova a discussão entre os alunos sobre os dados, as evidências e conclusões a elas associadas. Contudo, os resultados da investigação sugerem que as atividades laboratoriais propostas nos manuais escolares não estão em consonância com as perspetivas sobre a utilização de atividades laboratoriais no ensino das ciências. O objetivo desta investigação consistiu em apurar em que medida os professores são capazes de analisar criticamente a inter-relação dados-evidências-conclusões apresentada em atividades laboratoriais, incluídas nos manuais escolares de Ciências da Natureza do 6º ano de escolaridade, sobre o tema Germinação. Para alcançar este objetivo, realizaram-se dois estudos. No primeiro estudo, analisaram-se as propostas de atividades laboratoriais inseridas nos nove manuais escolares de Ciências da Natureza do 6º ano, editados em 2011, no tema em estudo, com base em grelhas de análise já existentes na literatura. No segundo estudo, entrevistaram-se onze professores de três Agrupamentos de Escolas, para averiguar as suas opiniões sobre as atividades laboratoriais identificadas como contendo problemas no que concerne à inter-relação dados-evidências-conclusões. Os resultados, ao nível das propostas das atividades laboratoriais apresentadas pelos manuais escolares, revelaram que existem inconsistências entre o procedimento laboratorial e a conclusão pretendida, algumas atividades laboratoriais não recomendam a recolha de dados que constituem evidências da conclusão desejada, não promovem uma adequada inter-relação dados-evidênciasconclusões, nem um controlo de variáveis apropriado. Relativamente ao segundo estudo, os resultados revelaram que os professores tiveram dificuldade em analisar criticamente os protocolos laboratoriais selecionados para a entrevista, não identificando a falta de dados que constituiriam evidências das conclusões pretendidas nos mesmos. Em virtude de os professores, de um modo geral, não terem conseguido detetar as lacunas existentes nos protocolos, incluídos nos manuais escolares, sugere-se a necessidade de lhes fornecer formação para poderem lidar corretamente com este assunto, de forma a rentabilizar ao máximo as atividades laboratoriais implementadas nas suas aulas e adotar uma atitude crítica face ao manual escolar.por
dc.description.abstractThe Portuguese curriculum guidelines acknowledge lab activities as valuable science teaching tools. In addition, they suggest that when they implement lab activities in their science classes, teachers should foster discussions among students on data, evidences and conclusions associated to those lab activities. However, research indicates that most of the lab activities performed in the classroom are taken from the textbooks and that lab activities included in school textbooks are not consistent with science education perspectives on using lab activities for teaching science. Thus, this piece of research aims at investigating the extent to which teachers are able to critically analyse the interrelationships among data, evidences and conclusions as presented by Germination lab activities included in 6th grade science textbooks. Two studies were carried out in order to attain this objective. Within the scope of the first one, the Germination lab activities included in the nine Portuguese 6th grade science textbooks edited in 2011 were content analysed, based on checklists available in the literature, in order to find out how they deal with the interrelationships among data, evidences and conclusions. Within the scope of the second study, 11 teachers belonging to three groups of schools were interviewed in order to find out their opinions on lab activities that had been marked as bearing severe limitations with regards to the way they deal with those interrelationships. As far as the analysis of textbook lab activities is concerned, results suggest existence of severe inconsistencies between some lab procedures and the conclusions intended and that some activities do not recommend the collection of data that would work as evidences of the conclusions to be reached and therefore they do not promote an appropriate interrelationship among data, evidences and conclusions. As far as teacher’ interviews are concerned, results reveal that teachers felt it difficult to critically analyse the lab worksheets selected for the interview, as they did not perceive the absence of data that would become evidences of the conclusions intended by the worksheet. As teachers were unable to identify missing elements in worksheets included in the textbooks, it seems necessary to provide them with in-service courses, so that they can deal appropriately with this issue and their students can take most educational profit from the lab activities performed in their science classes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleInter-relação dados-evidênciais-conclusões em contextos laboratoriais : um estudo com professores e manuais escolares de Ciências da Natureza do 6º ano de escolaridade sobre o tema Germinaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc502:372.85por
dc.subject.udc372.85:502por
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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