Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26856

TítuloOs centros novas oportunidades em Portugal : construções e manifestações das culturas em contexto escolar e em contexto associativo
Autor(es)Romero, Maria Alexandra de Oliveira Antunes
Orientador(es)Ferreira, Fernando Ilídio
Data2013
Resumo(s)De acordo com os enunciados oficiais, os centros novas oportunidades (CNO), criados em 2007 e extintos em 2012, foram estruturas do sistema educativo português com funções de reconhecimento, validação e certificação de competências de adultos, adquiridas ao longo da vida. Como tal constituíram uma das faces mais visíveis, em Portugal, da estratégia europeia de aprendizagem ao longo da vida. Este estudo articula modelos interpretativos neoinstitucionais e culturais com modelos de ação, considerando vários tipos de atores: os Estados, as organizações e os atores individuais. Os centros novas oportunidades são observados através de entrevistas a dois coordenadores de centros, um existente em contexto escolar e outro em contexto associativo, e a dois atores com responsabilidades na definição nacional das políticas de educação de adultos. De modo a explicar as reconfigurações nacionais e locais dessas políticas, selecionámos alguns planos onde se operacionalizaram as políticas (o transnacional, o nacional e o local) e analisámos a construção simbólica da identidade do CNO por atores coletivos e individuais. Para percebermos como se mantêm os CNO, observámos as suas manifestações organizacionais simbólicas, definidoras do contexto da organização e dos seus processos de mudança. Constata-se que os CNO são organizações cujo sentido revela essencialmente uma face transnacional do conceito de aprendizagem ao longo da vida de cariz individualista. No entanto revelam-se outras faces que são o resultado de reconfigurações significativas, ao nível nacional, do conceito de aprendizagem ao longo da vida com práticas de educação de adultos, inspiradas no conceito de educação permanente e em movimentos de transformação social. Esta natureza híbrida da educação de adultos em Portugal é evidenciada, na última década, nos sentidos e na simbologia organizacional dos CNO que promovem processos educativos simultaneamente individuais e coletivos. Para a definição do contexto nacional contribuíram os referenciais de competênciachave, conjugando o conhecimento adquirido em experiências educativas em associações e simultaneamente em modelos de educação globais. Apesar de haver semelhanças culturais entre os CNO, existem aspetos diferenciadores que resultam da história e tradição das instituições promotoras e das interpretações dos atores individuais quando operacionalizam a cultura nacional. Os processos de regulação da organização centro novas oportunidades (CNO) são essencialmente identitários, por integração dos valores da organização nos valores dos trabalhadores. As diferenciações culturais entre os CNO, relacionadas com a tipologia das instituições-promotoras, são acentuadas pelos logótipos, observando-se pouca diferenciação na associação e muita diferenciação na escola. As tensões reveladas nas histórias organizacionais indicam o sentido da mudança organizacional, que é a do reforço da qualidade dos processos.
The “new opportunity centres” are structures of the Portuguese education system, created in 2007 and abolished in 2012, with functions of recognition, validation and certification of competencies, acquired by adults during the course of their lifetime, and constitute the most visible face, as applied in Portugal, of the European strategy for lifelong learning. This study articulates neo-institutionalist and cultural interpretative models with action models, considering several types of actors: the States, the organizations and the individual actors. The “new opportunity centres” are observed through the interviews with two centre coordinators, whereby one of the centres is integrated in a school context and the other is integrated within an associative context, and the interviews with two actors with responsibilities in the definition of the national policies concerning adult education. To explain the national and local reconfigurations of those policies, several levels of operationalization of the policies were selected (the transnational, the national and the local level), and the symbolic construction of the identity of the “new opportunity centres” by individual and collective actors was analysed. The organizational symbolic manifestations that define the context of the organization and its processes of change were observed, in order to understand the running of the centre. It was verified that the “new opportunity centres” are organizations whose meaning reveals essentially a transnational face of the concept of lifelong learning with an individualistic nature. However, other faces are revealed, which are the result of significant reconfigurations, at the national level, of the concept of lifelong learning with adult education practices, inspired in the concept of permanent education and in movements of social transformation. This hybrid nature of adult education in Portugal shows up, in the last decades, in the meanings and in the organizational symbology of the centres that promote, simultaneously, individual and collective educational processes. The key-competencies referential contributed to the definition of the national context, combining, simultaneously, the knowledge acquired in associative educational experiences and in global education models. In spite of cultural similarities, there are differentiation aspects between the “new opportunity centres”, which result from the sponsoring entities history and tradition and from individual actors’ interpretation when the national culture is operationalized. The “new opportunity centres” regulatory processes are essentially identity-led, based on the integration of organizational values in the values of the employees. The cultural differentiations between the “new opportunity centres”, related with the typology of the sponsoring institutions, are accentuated by logotypes, and the differentiation is scarce in the centre connected with association but large in the centre connected to school. The tensions revealed in the organizational stories indicate the direction of organizational change, which is the reinforcement of the quality of the processes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/26856
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Alexandra de Oliveira Antunes Romero.pdf2,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID