Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/26681
Título: | Modelo de plano de ação para o lançamento de uma marca no mercado : ênfase em identidade da marca |
Autor(es): | Pitelli, Carolina Lopes |
Orientador(es): | Guedes, Maria da Graça |
Palavras-chave: | Plano de ação Lançamento de marca Identidade da marca Marca Action plan Launch of a brand Brand identity Brand |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O mercado, cada vez mais, oferece às pessoas produtos interessantes e novidades atraentes
que consegue alcançá-las facilmente. Essa crescente demanda de produtos e informações, cria
um ambiente de extrema concorrência, o qual torna o lançamento de uma marca no mercado
uma tarefa difícil e de grande preparação. O novo empreendedor precisa planear sua entrada no
mercado de forma que a nova marca seja conduzida até o consumidor de forma positiva e o faça
enxergar na marca uma novidade da qual lhe trará algum benefício a ponto de fazê-lo adquirir o
produto dela. Para isso, é preciso que o consumidor se identifique com a marca. Mediante tais
dificuldades de mercado, essa dissertação tem como objetivo auxiliar empreendedores e
estudantes no lançamento de uma marca através da criação de um Modelo que indicará a
direção para tal. O realização do Modelo baseia-se no estudo do mercado, do consumidor, da
marca e de marketing, a fim de encontrar uma sequência de estudos e informações necessários
para que o novo empreendedor consiga criar sua marca e lançá-la no mercado. Para
exemplificar e testar o Modelo após seu desenvolvimento, foi realizada a sua aplicação na
criação de uma marca brasileira com foco no segmento de mercado fitness masculino, que diz
respeito à homens que objetivam aumentar sua massa muscular por questões estéticas. A
aplicação do Modelo forneceu um grande conhecimento do mercado escolhido e do que o
envolve, o que capacitou o desenvolvimento de um nome, uma identidade e os meios de
divulgação que poderiam fazer a marca alcançar o consumidor. Dessa forma, o Modelo provou
ser eficaz no desenvolvimento da marca, sendo o seu sucesso confirmado após a formalização
prática da marca. Portanto, dentro de sua proposta, viu-se possível auxiliar novos
empreendedores na criação de sua marca de forma a adequá-la dentro do mercado. The market increasingly offers people interesting products attractive news. This growing demand for products and information creates an environment of extreme competition, which makes the launch of a brand in a market difficult task and needs a big preparation. The new entrepreneur needs to plan his entry in the market that the new brand is conveyed to the consumer in a positive manner and makes him novelty in the brand which will bring some benefit that makes him purchase its product. For this it is necessary that consumers identify themselves with the brand. Under these market difficulties, this dissertation aims to help entrepreneurs and students to launch a brand by creating a model that will help them to do it. The development of the model is based on a research of the market, the consumer, the brand and a marketing, research too in order to find a sequence of studies and information required for the creation and launch of a brand in the market by new entrepreneurs. To illustrate and test the model after its development, its implementation was done in the creation of a Brazilian brand focusing on male fitness market segment, with concerns to men who aim to increase their muscle mass for aesthetic reasons. The Model has provided a large market knowledge, which enabled the development of a name, identity and communication tool do the brand.. Consequently, the model has proven to be effective in brand development, and the confirmation of its success was done after formalizing the practice of the brand. Therefore, in its proposal, it was possible to assist new entrepreneurs in creating their brand in order to fit it into the market. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26681 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_CarolinaPitelli_2013.pdf | 4,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |