Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/26091

TitleImpacto das tecnologias em contexto educativo formal
Author(s)Lencastre, José Alberto
Araújo, Maria José
KeywordsTIC
iTICeracia
Ensino e aprendizagem
Fractura digital
Issue dateSep-2007
PublisherUniversidad de A Coruña
JournalRevista galego-portuguesa de psicoloxía e educación
Abstract(s)Constitui propósito deste artigo reflectir sobre o papel dos objectos tecnológicos no processo de aprendizagem dos jovens em idade escolar. Não se questiona, hoje, o uso do computador, tanto como meio de informação e difusão, tanto como ferramenta de trabalho. Apesar de os jovens estarem saturados de objectos tecnológicos — TV, vídeo, DVD, telemóvel, consolas, entre outros —, a escola portuguesa, sobretudo ao nível do Ensino Básico, continua por um lado a ignorar alguns e, por outro, a ter dificuldade em incorporar outros no contexto de sala de aula como meio de aprendizagem que pode promover condições de “sucesso”. Com este trabalho pretendemos mostrar que ainda não se avaliaram todas as consequências da falta desta tecnologia em contexto de sala de aula. Esta reflexão parte do trabalho desenvolvido com professores, quer da formação especializada, quer pós-graduada, quer ainda da nossa actividade enquanto docentes e investigadores em Educação.
TypeConference paper
DescriptionPublicado em "Revista galego-portuguesa de psicoloxía e educación : revista de estudios e investigación en psicología y educación, ISSN 1138-1663, Vol. Extra 1, 2007"
URIhttp://hdl.handle.net/1822/26091
ISSN1138-1663
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lencastre_Impacto_das_tecnologias_em_contexto_educativo_formal_Galaico2007.pdf171,87 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID