Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24717

TítuloMulticulturalidade e diversidade cultural : projeto de intervenção na educação pré-escolar através da educação musical
Autor(es)Silva, Cátia Sofia Ramos
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveMulticulturalidade
Cultura
Educação pré-escolar
Educação musical
Multiculturalism
Culture
Music education
Preschool
Data2012
Resumo(s)O presente documento constitui o relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-escolar realizado no Instituto de Educação da Universidade do Minho nos anos 2011/2012. Foi elaborado tendo por base o estágio realizado nas valências de creche e pré-escolar em duas instituições distintas, no Patronato Nossa Senhora da Torre e no Centro Social e Paroquial de S. Lázaro. Sob o título “Multiculturalidade e diversidade cultural. Projeto de intervenção na Educação Pré-Escolar através da Educação Musical” trata essencialmente da importância da educação multicultural no ensino préescolar, a qual foi trabalhada através da música, área fundamental das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Aqui será descrito todo o processo de trabalho, desde os referente teóricos que suportam todo o projeto e a prática, às observações iniciais, intervenções e actividades. Este tema surge na sequências de observações feitas às crianças, do seu gosto pela música e a curiosidade em saber mais sobre coisas e pessoas diferentes. Assim, todas as atividades realizadas foram pensadas para responder às necessidades das crianças, tendo sido ajustadas sempre que necessário. O principal objetivo deste projeto foi dar às crianças bases para que compreendam a “diferença” e a respeitem. O sucesso deste projeto devese ao facto de todas as crianças terem participado euforicamente e realizado as atividades com agrado e satisfação, fazendo com que todos os objetivos que me propus tivessem sido atingidos.
The following document is the Master Dissertation in Preschool Education at the Institute of Education of the University of Minho. It was developed based on the intership in a daycare and a preschool of two different institutions. “Multiculturalism and cultural diversity. Intervention project in Preschool Education through Music Education” is about the importance of multicultural education in Preschool and about the role that music Education can play in the development of multicultural sensibility in pre-school children. This report, which is supported by a theoretical frame, describes the process from the observation phase to the intervention phase, focusing on the specific activities developed with the children. The main topic of the project emerged during the observation phase, when it was possible to see the children’s interest for all novel things, all differences among people, cultures and races, and also their natural enthusiasm with music activities. The main goal of the project was to develop the children’s interest and respect for the “difference” through a music education approach. The success of the project is mainly a result of the children’s enthusiastic response to the planned activities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24717
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cátia Sofia Ramos Silva.pdf2,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID