Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24717
Título: | Multiculturalidade e diversidade cultural : projeto de intervenção na educação pré-escolar através da educação musical |
Autor(es): | Silva, Cátia Sofia Ramos |
Orientador(es): | Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Multiculturalidade Cultura Educação pré-escolar Educação musical Multiculturalism Culture Music education Preschool |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente documento constitui o relatório de estágio do Mestrado em
Educação Pré-escolar realizado no Instituto de Educação da Universidade do
Minho nos anos 2011/2012. Foi elaborado tendo por base o estágio realizado
nas valências de creche e pré-escolar em duas instituições distintas, no
Patronato Nossa Senhora da Torre e no Centro Social e Paroquial de S.
Lázaro. Sob o título “Multiculturalidade e diversidade cultural. Projeto de
intervenção na Educação Pré-Escolar através da Educação Musical” trata
essencialmente da importância da educação multicultural no ensino préescolar,
a qual foi trabalhada através da música, área fundamental das
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Aqui será descrito todo
o processo de trabalho, desde os referente teóricos que suportam todo o
projeto e a prática, às observações iniciais, intervenções e actividades.
Este tema surge na sequências de observações feitas às crianças, do
seu gosto pela música e a curiosidade em saber mais sobre coisas e pessoas
diferentes. Assim, todas as atividades realizadas foram pensadas para
responder às necessidades das crianças, tendo sido ajustadas sempre que
necessário. O principal objetivo deste projeto foi dar às crianças bases para
que compreendam a “diferença” e a respeitem. O sucesso deste projeto devese
ao facto de todas as crianças terem participado euforicamente e realizado
as atividades com agrado e satisfação, fazendo com que todos os objetivos
que me propus tivessem sido atingidos. The following document is the Master Dissertation in Preschool Education at the Institute of Education of the University of Minho. It was developed based on the intership in a daycare and a preschool of two different institutions. “Multiculturalism and cultural diversity. Intervention project in Preschool Education through Music Education” is about the importance of multicultural education in Preschool and about the role that music Education can play in the development of multicultural sensibility in pre-school children. This report, which is supported by a theoretical frame, describes the process from the observation phase to the intervention phase, focusing on the specific activities developed with the children. The main topic of the project emerged during the observation phase, when it was possible to see the children’s interest for all novel things, all differences among people, cultures and races, and also their natural enthusiasm with music activities. The main goal of the project was to develop the children’s interest and respect for the “difference” through a music education approach. The success of the project is mainly a result of the children’s enthusiastic response to the planned activities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24717 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cátia Sofia Ramos Silva.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |