Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24606

TítuloEducação de adultos, cidadania e empregabilidade : discursos teóricos e políticos e práticas num curso EFA EB2+3 de Serviço de Mesa
Autor(es)Carvalho, Vera Lúcia Duarte de
Orientador(es)Antunes, Fátima
Data2012
Resumo(s)O presente estudo discute as relações entre os discursos teóricos e políticos em torno da educação e formação de adultos e medidas políticas enquadradas no paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida, em particular os cursos de educação e formação de adultos, promovidos pela Iniciativa Novas Oportunidades através do eixo adultos. Procuramos analisar um curso de educação e formação de adultos de dupla certificação em que a educação e formação se apresentam como condição de reconversão de trajetórias pessoais e profissionais. Para a investigação apoiamo-nos numa abordagem qualitativa, centrada num estudo de caso, que envolve um grupo de desempregados que frequentaram um curso de educação e formação de adultos de dupla certificação. Para a recolha, tratamento e análise da informação recorremos a diversos procedimentos e técnicas de pesquisa (observação participante e entrevistas semidiretivas). Apoiámo-nos num modelo de observação e análise que permitiu identificar tensões e contradições entre os fundamentos teórico-políticos da educação e formação de adultos e as práticas observadas, nomeadamente entre: i) os discursos teórico-políticos e as práticas de educação e formação de adultos; ii) os diferentes modelos de cidadania e de empregabilidade; iii) as propostas de inovação pedagógica inerentes aos cursos EFA e iv) as novas (e as velhas) formas de governação da educação. Com base no estudo desenvolvido, destacamos que as tensões e contradições evidenciam um caleidoscópio de mandatos, que dificilmente cumprem a função de reconversão profissional e pessoal, contribuindo para a perda de uma oportunidade de construção de uma identidade profissional e de uma educação de base transformadoras. Nas práticas observadas, sobressaem contradições entre as finalidades das políticas públicas da Iniciativa Novas Oportunidades e a sua correspondência com as necessidades educativas locais. Contudo, deverão ser elucidados os sentidos e os efeitos das narrativas políticas relativamente (i) à condição do público adulto de baixas qualificações escolares e profissionais; (ii) ao exercício da cidadania e democratização cultural e social e (iii) ao seu papel na modernização económica do país.
This study discusses the relationship between theoretical-political speeches that fall into the education and training of adults and policy measures framed on the paradigm of lifelong learning: courses in adult education and training, promoted by the new opportunities initiative through adult axis. We seek to analyze a course of education and training of adults for dual certification in which education and training are presented as a condition for the conversion of personal and professional paths. For our research, we got support in a qualitative approach, centered on a case study, which involves a group of unemployed who attended a course in adult education and training for dual certification. For the collection, processing and analysis of information we use various search techniques and procedures (participant observation and interviews). We supported us on a type of observation and analysis that identified the tensions and contradictions between the theoretical foundations of political education and training of adults and practices observed in particular among: i) theoretical-political discourses and practices of education and training of adults; ii) different models of citizenship and employability; iii) proposals for pedagogical innovation inherent to EFA courses and iv) new (and old) forms of governance of education. Based on the study, we point out that the tensions and contradictions reveal a kaleidoscope of mandates, which hardly meet professional and personal conversion function, contributing to the loss of an opportunity to build a professional identity and basic education sectors. In the observed practices stand out contradictions between the purposes of the public policies of the new opportunities initiative and its correspondence with the local educational needs. However, the senses and the effects of political narratives should be elucidated relatively to (i) the condition of the adult audience with low educational and professional qualifications; (ii) the exercise of citizenship and cultural and social democratization and (iii) its role in the country's economic modernization.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24606
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vera Lúcia Duarte de Carvalho.pdf3,6 MBAdobe PDFVer/Abrir
Apêndice_Transcrição das Observações curso EFA EB2+3 de Serv.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID