Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23966

TítuloA utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem da Matemática por alunos brasileiros e portugueses do ensino médio-secundário
Autor(es)Lima, Antónia Jacinta Barbosa
Orientador(es)Viseu, Floriano
Data2012
Resumo(s)Com este estudo pretende-se averiguar as referências que os programas de Matemática do Brasil e de Portugal fazem sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), e a utilização destes recursos por alunos brasileiros do ensino médio e alunos portugueses do ensino secundário, de uma cidade de cada um dos países, nas suas atividades de estudo na disciplina de Matemática. Com esta finalidade, procura-se responder às seguintes questões de investigação: Quais são as orientações curriculares dos programas de Matemática brasileiros e portugueses do ensino médio/secundário sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação?; Que Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são usadas pelos alunos brasileiros e portugueses do ensino médio/secundário nas suas atividades de aprendizagem de Matemática?; Quais as vantagens e limitações que os alunos brasileiros e portugueses atribuem à utilização das TIC na aprendizagem da Matemática? O desempenho dos alunos brasileiros e portugueses à disciplina de Matemática repercute-se nas suas perspetivas sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem da Matemática? Atendendo à natureza da investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa — na análise das orientações dos programas do ensino médio (Brasil) e do ensino secundário (Portugal) relativamente à utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem — e quantitativa — na análise das respostas que os alunos brasileiros e portugueses deram a um questionário. Conclui-se que os programas de Matemática do ensino médio e do ensino secundário recomendam a utilização de vários recursos tecnológicos, com especial referência a calculadora, o computador e a Internet. Entre estes recursos, o mais utilizado pelos alunos brasileiros e portugueses nas suas atividades de estudo de Matemática é a calculadora gráfica. Os alunos brasileiros destacam o telemóvel, provavelmente ligado aos processos de cálculo entre números. O computador, a Internet, o Quadro Interativo e a Plataforma Moodle ainda são pouco explorados pelos alunos de ambos os países nas suas atividades de aprendizagem, quer no contexto de sala de aula quer no contexto extra sala de aula. Entre as vantagens da utilização das TIC, os alunos destacam a exploração e a compreensão dos conceitos. Como desvantagens apontam fatores de distração e de esquecimento das técnicas de cálculo. Entre os alunos brasileiros, não se verificaram grandes diferenças entre o nível de desempenho e as suas perspetivas sobre a utilização das TIC na sua aprendizagem. Já entre os alunos portugueses, os de desempenho médio destacam as TIC tanto como fator de promoção da aprendizagem como de inibição do desenvolvimento da capacidade de raciocínio.
The aim of this study is to access which references there are in the school mathematics curriculums in Brazil and Portugal about the use of the Information and Communication Technologies (ICT) and the use of these resources by Brazilian students from middle school and Portuguese students from secondary school from one city of each of those countries in their study activities at mathematics. Thus we hope to get answers to the following research questions: Which is the school orientation about the use of the Information and Communication Technologies of the Brazilian and Portuguese mathematics curriculums in middle school/secondary school?; Which are the advantages and limitations felt by the Brazilian and Portuguese students concerning to the use of “ICT” in the process of learning mathematics?; Does the performance at mathematics of Brazilian and Portuguese students have any influence on their perspectives about the use of Information and Communication Technologies as far as mathematics learning is concerned?; Taking the nature of this kind of research into account, a qualitative method was taken– in the analysis of the orientation of the Brazilian middle school and the Portuguese secondary school concerning to the use of “ICT” in the process of learning and teaching – and a quantitative approach in the analysis of the given answers to a questionnaire by Brazilian and Portuguese students. The conclusion is that the mathematics curriculums in middle school and secondary school recommend the use of different kinds of technological resources particularly the calculator, the computer and the Internet. Among these the graphic calculator is the most used resource by the Brazilian and Portuguese students at learning mathematics. The Brazilian students give special emphasis to the use of the mobile phone, probably connecting it to the figure calculation process. The computer, the calculator, the Internet, the Interactive Whiteboard and the Moodle aren’t very explored by the students from both countries in their learning process either inside or outside the classroom yet. Conceptual exploration and comprehension are considered by the students as advantages of using the “ICT”. Distraction (absent mindedness) and forgetting calculation technics are considered the most important disadvantages. As far as the Brazilian students are concerned no big differences were found between their performance and their perspectives towards the use of “ICT” in their learning. The average Portuguese students consider the “ICT”, both as a way of developing learning and of decreasing the reasoning ability.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23966
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Antonia Jacinta Barbosa Lima.pdf2,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID