Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23966
Título: | A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem da Matemática por alunos brasileiros e portugueses do ensino médio-secundário |
Autor(es): | Lima, Antónia Jacinta Barbosa |
Orientador(es): | Viseu, Floriano |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Com este estudo pretende-se averiguar as referências que os programas de Matemática do
Brasil e de Portugal fazem sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação
(TIC), e a utilização destes recursos por alunos brasileiros do ensino médio e alunos portugueses
do ensino secundário, de uma cidade de cada um dos países, nas suas atividades de estudo na
disciplina de Matemática. Com esta finalidade, procura-se responder às seguintes questões de
investigação: Quais são as orientações curriculares dos programas de Matemática brasileiros e
portugueses do ensino médio/secundário sobre a utilização das Tecnologias de Informação e
Comunicação?; Que Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são usadas pelos alunos
brasileiros e portugueses do ensino médio/secundário nas suas atividades de aprendizagem de
Matemática?; Quais as vantagens e limitações que os alunos brasileiros e portugueses atribuem
à utilização das TIC na aprendizagem da Matemática? O desempenho dos alunos brasileiros e
portugueses à disciplina de Matemática repercute-se nas suas perspetivas sobre a utilização das
Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem da Matemática?
Atendendo à natureza da investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa — na análise
das orientações dos programas do ensino médio (Brasil) e do ensino secundário (Portugal)
relativamente à utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem — e quantitativa — na
análise das respostas que os alunos brasileiros e portugueses deram a um questionário.
Conclui-se que os programas de Matemática do ensino médio e do ensino secundário
recomendam a utilização de vários recursos tecnológicos, com especial referência a calculadora,
o computador e a Internet. Entre estes recursos, o mais utilizado pelos alunos brasileiros e
portugueses nas suas atividades de estudo de Matemática é a calculadora gráfica. Os alunos
brasileiros destacam o telemóvel, provavelmente ligado aos processos de cálculo entre números.
O computador, a Internet, o Quadro Interativo e a Plataforma Moodle ainda são pouco
explorados pelos alunos de ambos os países nas suas atividades de aprendizagem, quer no
contexto de sala de aula quer no contexto extra sala de aula. Entre as vantagens da utilização
das TIC, os alunos destacam a exploração e a compreensão dos conceitos. Como desvantagens
apontam fatores de distração e de esquecimento das técnicas de cálculo. Entre os alunos
brasileiros, não se verificaram grandes diferenças entre o nível de desempenho e as suas
perspetivas sobre a utilização das TIC na sua aprendizagem. Já entre os alunos portugueses, os
de desempenho médio destacam as TIC tanto como fator de promoção da aprendizagem como
de inibição do desenvolvimento da capacidade de raciocínio. The aim of this study is to access which references there are in the school mathematics curriculums in Brazil and Portugal about the use of the Information and Communication Technologies (ICT) and the use of these resources by Brazilian students from middle school and Portuguese students from secondary school from one city of each of those countries in their study activities at mathematics. Thus we hope to get answers to the following research questions: Which is the school orientation about the use of the Information and Communication Technologies of the Brazilian and Portuguese mathematics curriculums in middle school/secondary school?; Which are the advantages and limitations felt by the Brazilian and Portuguese students concerning to the use of “ICT” in the process of learning mathematics?; Does the performance at mathematics of Brazilian and Portuguese students have any influence on their perspectives about the use of Information and Communication Technologies as far as mathematics learning is concerned?; Taking the nature of this kind of research into account, a qualitative method was taken– in the analysis of the orientation of the Brazilian middle school and the Portuguese secondary school concerning to the use of “ICT” in the process of learning and teaching – and a quantitative approach in the analysis of the given answers to a questionnaire by Brazilian and Portuguese students. The conclusion is that the mathematics curriculums in middle school and secondary school recommend the use of different kinds of technological resources particularly the calculator, the computer and the Internet. Among these the graphic calculator is the most used resource by the Brazilian and Portuguese students at learning mathematics. The Brazilian students give special emphasis to the use of the mobile phone, probably connecting it to the figure calculation process. The computer, the calculator, the Internet, the Interactive Whiteboard and the Moodle aren’t very explored by the students from both countries in their learning process either inside or outside the classroom yet. Conceptual exploration and comprehension are considered by the students as advantages of using the “ICT”. Distraction (absent mindedness) and forgetting calculation technics are considered the most important disadvantages. As far as the Brazilian students are concerned no big differences were found between their performance and their perspectives towards the use of “ICT” in their learning. The average Portuguese students consider the “ICT”, both as a way of developing learning and of decreasing the reasoning ability. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23966 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Antonia Jacinta Barbosa Lima.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |