Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23884

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Carlos M.-
dc.contributor.authorFernandes, Cátia Liliana-
dc.date.accessioned2013-05-02T11:23:18Z-
dc.date.available2013-05-02T11:23:18Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/23884-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractEste trabalho é fruto de um longo percurso efetuado ao nível da intervenção e da investigação, em Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo promover o gosto e a motivação pela leitura, através da utilização de diferentes estratégias, pensadas de acordo com as necessidades de cada contexto. Deste modo, ao longo deste projeto, foram desenvolvidas várias atividades que procuraram motivar e despertar nas crianças a vontade de criarem hábitos de leitura, aumentando progressivamente a sua autonomia, nas decisões a tomar e nas obras de literatura a escolher. Assim, com este projeto de investigação-ação, procurei, também, conhecer e compreender qual a importância atribuída à leitura desde que a criança nasce, e quais as suas implicações no desenvolvimento das crianças. A realização de todo este processo permitiu retirar algumas conclusões e adquirir novas aprendizagens, importantes para a minha prática profissional, enquanto educadora de infância e professora do 1.º Ciclo. É de valorizar todas as práticas que, desde cedo, promovam o contacto da criança com a leitura, fomentando alguns hábitos, assim como o respeito e o gosto pelo livro e pelo ato de ler. É fundamental que, ao longo de toda a sua vida, a criança tenha modelos que lhes deem a conhecer a simplicidade do prazer de ouvir uma história e entrar num outro mundo. Este contacto permite desenvolver competências linguísticas, sociais e, também, pessoais e, como tal, apresenta-se como um caminho quase obrigatório, em toda a educação das crianças. Hoje, mais do que nunca, um leitor forma-se desde o berço. Qualquer criança tem condições mais favoráveis para reconhecer a importância da leitura e adquirir o gosto de ler, se vive num ambiente onde o recurso ao livro entrou, com naturalidade, no conjunto dos seus hábitos quotidianos.por
dc.description.abstractThis work is the result of a long journey of intervention and investigation made in a kindergarten and in a primary school with the aim of promoting the pleasure and the motivation on reading through the use of different strategies, thought through the contexts needs. This way, during this project, many activities, that motivates and awakes the children to the will of creating reading habits, increasing gradually their autonomy on the decisions made and on the literature pieces chosen, were developed. So, with this project, based on the action–research methodology, I also tried to know and understand the emphasis given to early reading and its implications on the development of children. The achievement of this process allowed some conclusions and the acquiring of new learning, relevant to my practice as a pre-school and as a primary teacher. Practices that promote the child’s early contact with literature and also reading habits as respect and pleasure for the book and for the act of reading are valued. It is essential that, throughout their lives, children have models that give them the knowledge of the simple pleasure of hearing a story and entering another world. This contact allows the developing of linguistic, social and personal skills essential on children education. Today, more than ever, a reader is formed from the cradle. Every child has the most favorable conditions for recognizing the importance of reading and acquiring its taste, if they live in an environment where the use of the book comes naturally on the daily habits.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleA criança e o contacto com a leitura: estratégia de motivação e promoção da leiturapor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc372.41por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cátia Liliana Fernandes.pdf
Acesso restrito!
3,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID