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https://hdl.handle.net/1822/23880
Título: | Implementação de estratégias de regulação do comportamento no 1º Ciclo do Ensino Básico |
Autor(es): | Malheiro, Catarina de Amorim Branco |
Orientador(es): | Viana, Fernanda Leopoldina |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Os problemas de comportamento na sala de aula poderão constituir obstáculos que condicionam
de forma significativa a atividade docente. Na construção do ser e do saber profissional é
importante que os professores possam conhecer quais os fundamentos teóricos que justificam
determinados comportamentos, considerados disruptivos, e que tipo de abordagens se podem
adotar para prevenir, remediar e/ou extinguir. Simultaneamente, estas estratégias ser-lhe-ão
úteis para o reforço e promoção dos comportamentos desejáveis, tão ambicionados para criar
bons ambientes de ensino-aprendizagem.
Negligenciar a manifestação de comportamentos disruptivos pode conduzir a resultados com
efeitos a longo prazo, de difícil recuperação, como o insucesso escolar por parte dos alunos e a
frustração e descredibilização dos professores.
Este projeto teve por base as ideias defendidas pelas correntes behavioristas para a definição de
estratégias ajustadas ao nível de desenvolvimento moral, segundo Kohlberg (Sprinthall &
Sprinthall, 1993), para as crianças que nele participaram. Foi desenvolvido numa turma do 1.º
ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na qual se identificaram problemas de comportamento que
condicionavam a atividade docente e que originavam um menor rendimento escolar para
algumas das crianças. Durante o projeto e após a implementação de diferentes estratégias
observaram-se melhorias que, não tendo sido estatisticamente significativas para todos os casos,
revelaram uma tendência de evolução positiva, que a longo prazo poderá resultar numa maior
autonomia e sucesso escolar. Behaviour problems in the classroom may be obstacles affecting significantly the teaching activity. In the construction of self and professional knowledge it is important for teachers to know the theoretical basis that may justify certain so-called disruptive behaviours and what approaches can be adopted to prevent, tackle or extinguish them. At the same time, such strategies will be useful for the strengthening and promotion of desirable behaviours, sought to create a good atmosphere for teaching and learning. Neglecting the appearance of disruptive behaviours can lead to results with long term effects, difficult to recover, such as students’ school failure or teachers' frustration and discredit. This project was based on the ideas defended by currents behaviourists for the establishment of strategies adjusted to the level of moral development of the enrolled children, according to Kohlberg (Sprinthall & Sprinthall, 1993). The project was developed in a class from the first year of the elementary school, in which behaviour problems hindering the teaching activity and resulting in lower school performance for some of the children have been identified. During this project and after the implementation of several strategies, a behaviour improvement was observed that, although not statistically significant for all the cases, showed a trend of positive development, which could result, in the long term, in increased autonomy and academic success. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23880 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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